MONITOR DA IMPRENSA
ASPAS
PULITZER 2001
"Jornal de Portland acompanha os `grandes’ e ganha Pulitzer", copyright O Estado de S. Paulo, 17/04/01
"Os jornais The New York Times, The Wall Street Journal, Chicago Tribune e The Oregonian, um diário local de Portland, foram os grandes vencedores do Prêmio Pulitzer de Jornalismo deste ano, recebendo premiações em duas categorias cada um. O prêmio por jornalismo investigativo foi para o repórter David Willman, do Los Angeles Times, que revelou como medicamentos que apresentavam risco para a saúde foram aprovados pelas autoridades americanas.
Pelo New York Times, David Cay Johnston ficou com o prêmio de cobertura especializada, por uma série de reportagens sobre desigualdades raciais nos Estados Unidos. O jornal, que já acumula 81 Pulitzers, também foi premiado por oferecer o melhor noticiário nacional.
O pequeno The Oregonian venceu nas categorias serviço público, por uma série sobre a burocracia do sistema de imigração americano, e reportagens especiais, com o jornalista Tom Hallman.
Na categoria ?últimas notícias?, o prêmio ficou com o Miami Herald, pela cobertura da operação de captura do menino cubano Elian Gonzalez, organizada por agentes federais durante a madrugada. O fotógrafo Alan Diaz, da Associated Press, foi premiado pela imagem dos agentes armados invadindo o quarto do garoto, publicada no mundo todo.
O Chicago Tribune recebeu um prêmio por jornalismo explicativo e outro por cobertura internacional, dividido com o Wall Street Journal. O jornal econômico também ganhou na categoria comentário, com o colunista Dorothy Rabinowitz.
Internet – Jornalistas estão usando a Internet mais do que nunca para pesquisar reportagens e se corresponder com fontes via e-mail, segundo uma pesquisa nos EUA que envolveu mais de 500 profissionais de jornais, revistas, televisão e rádio. Mais de 98% dos pesquisados disseram que checam seu e-mail todos os dias, ante 73% um ano atrás. Em 1994, só 17% usavam a Internet diariamente."
Monitor da Imprensa ? próximo texto
Monitor da Imprensa ? texto anterior