Saturday, 30 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

O euro e as paixões na mídia

TELETIPO

Em franca campanha contra a nova moeda européia, o jornal inglês The Sun dedicou duas páginas ao "escandaloso roubo" causado pela adoção do euro. Pesquisando em lojas britânicas que aceitam a moeda, o Sun descobriu que os produtos custavam mais do que em libras, embora Claire Cozens [The Guardian, 2/1/02] argumente que isto provavelmente se deve a erro na hora do câmbio. O Daily Mail foi ainda mais enfático, declarando que a entrada da moeda única no Reino Unido faria "soar os sinos do funeral da soberania inglesa". O jornal lembra que em dois anos o euro perdeu 15% de seu valor em relação à libra e 25% em relação ao dólar. O Telegraph também concentrou sua cobertura no "caos" e nos "custos ocultos" da nova moeda. Mas os três foram as únicas vozes discordantes da mídia inglesa, que deu recepção calorosa ao euro, saudado pelo Financial Times como "nosso dinheiro".

O produtor de cinema Steve Bing está processando o tablóide inglês The Mirror por lançar campanha contra ele desde que questionou ser o pai do filho da modelo Elizabeth Hurley. Segundo a Associated Press (27/12/01), o Mirror apelidou-o de Bing Laden, imprimiu sua foto na primeira página em um pôster de "Procurado" e publicou o número de telefone de seu escritório, incentivando leitores a ligar para ele. Marty Singer, advogado do produtor, diz que o caso "foi além de um simples artigo difamatório", pois seu cliente passou a receber ameaças de morte. A ação pede US$ 10 milhões em indenizações.