Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O exemplo da Argentina

DIRET?RIO ACAD?MICO

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Victor Gentilli

Da Argentina, informa o Clarin, em editorial (27/3/01, pág. A 20), que o jornal inicia uma parceria com a Universidade San Andrés e a Universidade de Columbia para a criação de um Mestrado em Ciências da Comunicação e Jornalismo.

Segundo o jornal, o empreendimento é similar ao que o diário La Nación fez em parceria com o o espanhol El País e a Universidade Di Tella.

Jornal e Universidade, duas instituições fundamentais para a sociedade se associam e buscam, no campo de convergência, um caminho comum. Lá na Argentina.

Enquanto isso, no Brasil, os cursos se limitam a oferecer jornalistas graduados ao mercado, e as empresas se empenham em, literalmente, "adestrar focas". O exemplo da Argentina mostra o caminho possível da parceria saudável entre academia e empresas de comunicação. O estudo sistemático e focado que só a pós-graduação estrito senso (no caso, mestrado, mas no futuro, por que não um doutorado?) permite um olhar crítico e uma formação qualificada de profissionais e pesquisadores.

No Brasil, a universidade se esforça para compreender e entender os fenômenos mediáticos, mas não se detém ? como deveria ? no estudo sistemático do jornalismo. Prejuízo para a pesquisa e para a capacitação profissional. No mundo de hoje, apenas a graduação é insuficiente para uma capacitação adequada às necessidades de informação da sociedade.

A Universidade Federal de Santa Catarina ? trata-se de registro indispensável ? caminha nesta direção. No momento, oferece um curso de especialização, mas nos seus objetivos de curto prazo estão a oferta de cursos de mestrado profissional e acadêmico.

Os caminhos que a UFSC tenta trilhar não são bem pavimentados. Tanto na Capes como no CNPq, a instituição viu-se em dificuldades em passado recente. A Capes comanda a pós-graduação no Brasil e o CNPq é o principal órgão de fomento à pesquisa.

Em outras palavras: nem jornais nem escolas estão no momento preocupadas com uma parceria séria. E quando vemos exceções, saltam aos olhos as pedras no caminho.

FÓRUM NACIONAL

V. G.

O 4o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo deverá reunir em Campo Grande, de 26 a 29 de abril, professores e coordenadores de cursos de Jornalismo.

Nos dias 26 e 27 haverá o 2o Seminário do Provão. Dias 28 e 29, o Fórum de Professores. Confira a programação e participe.

Veja também

Sítio do 4o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo

Volta ao índice

Diret?rio Acad?mico ? próximo texto


Mande-nos seu comentário