TELETIPO
A notícia correu tablóides e redes de TV do mundo: estudo da Organização Mundial de Saúde afirma que as louras naturais são uma “espécie ameaçada de extinção”, nas palavras de Charlie Gibson (Good Morning América, ABC). “Poucas pessoas tem o gene do cabelo loiro para continuar reproduzindo”, explicou o Daily Mail. “Os cavalheiros que preferem as louras vão ter que se mudar para a Finlândia ? ou contentar-se com as falsas”, brincou o Daily Star. Segundo o Washington Post [2/10/02], poucas redações confirmaram a história. O porta-voz da ABC afirma que ligou para a OMS, que se ofereceu para verificar, “mas não derrubou a história” nem procurou a imprensa. “Honestamente, temos coisas mais importantes a fazer”, rebateu a porta-voz da organização.
The New Statesman, revista semanal britânica de política, quer que o ex-premiê britânico John Major lhe devolva o dinheiro que recebeu após processo de difamação em 1993 ? por matéria da revista que afirmou que Major teve caso com funcionária do governo. Recentemente, o político admitiu o affair com a então ministra Edwina Currie. O editor Peter Wilby tem esperança de que o dinheiro seja devolvido fora dos tribunais. As informações são da Reuters [4/10/02].
A NBC, canal estatal de TV da Namíbia, suspendeu a exibição de diversos programas estrangeiros depois que o presidente do país, Sam Nujoma ? que acumula o cargo de ministro da Informação ? ordenou que não fossem mais transmitidos filmes e séries que “tenham má influência na juventude”. Um funcionário da emissora disse que a medida causou confusão na equipe, que “começou a pegar fitas velhas das prateleiras”. Telespectadores irados ligaram para a TV, que substituiu séries como Dune e Bold and Beautiful por antigos documentários de vida selvagem. As informações são da BBC News [1/10/02].