REEDIÇÃO NECESSÁRIA
Luiz Gonzaga Motta (*)
O jornal: da forma ao sentido, Sérgio Dayrell Porto (org.), Sérgio Grossi (tradução), 588 pp., Editora UnB/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002; preço: R$ 49,00
Em 1997 foi lançado em Brasília, pela Editora Paralelo 15, a primeira edição deste livro. O prefácio da primeira edição informava que o livro resgatava a influência então dispersa de escritos originais do professor francês Maurice Mouillaud. Mas tratava-se, pela presença de muitos autores "brasilienses", de um volume gestado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, como dizia o texto.
Creio que se poderia acrescentar a isso argumento de que o jornalismo é a vocação comunicativa de Brasília. A capital federal é, por sua natureza, um lugar de exercício do poder. Aqui estão instaladas as instituições representativas da (frágil) democracia brasileira. Por isso mesmo, aqui também se instalaram os escritórios e sucursais da grande mídia brasileira, que cobrem diariamente os acontecimentos nacionais.
Insisto nisso para chamar a atenção sobre uma reflexão teórica acumulada a respeito do jornalismo em Brasília, particularmente na UnB, como não poderia deixar de ser. Este livro faz parte desta reflexão acumulada, ainda que muitos capítulos não analisem especificamente a produção midiática de Brasília. O livro reúne variadas reflexões sobre as relações entre o jornal e o poder, a construção da realidade, a produção de sentidos, o processo cultural.
A sua inclusão na Coleção Comunicação, da Editora UnB, pretende dar ao livro uma amplitude maior. Juntos com outros volumes da coleção, o livro de Maurice Mouillaud e Sérgio Porto amplia a reflexão sobre a mídia em geral e a brasileira em particular.
Participam do livro: Maurice Mouilland, Marco Antônio Rodrigues Dias, Antonio Fausto Neto, José Luiz Braga, Sergio Dayrell Porto, Jean-François Tétu, Leny Werneck, Adriano Duarte Rodrigues, Fernando Bastos, Luis Martins da Silva, Christa Berger, Michael Thomas Shepard, Luiz Gonzaga Motta, José Luiz Braga, Carlos Chagas, Jacques A. Wainberg, Roberto Sabato Claudio Moreira, Zélia Leal Adghirni, Ângela Carrato, Vera Regina Veiga França, Francisca Ester de Sá Marques, José Salomão David Amorim, Vanessa Paiva e Luiz Signates.
(*) Jornalista e professor da UnB; o texto acima aparece na orelha da nova edição do livro, a única modificação em relação à edição original