OBSERVATÓRIO AGRADECE
Alberto Dines
A matéria de capa de CartaCapital sobre mídia (n? 227, 12/2/03) fecha com uma chave de ouro: a brilhante entrevista com o inglês Roger Silverstone, de quem acaba de sair no Brasil Por que estudar a mídia?” (Edições Loyola).
Professor da London School of Economics onde leciona Mídia e Comunicações, Silverstone propõe a criação do quinto poder para alfabetizar a sociedade em matéria de mídia.
É exatamente isto que o Observatório da Imprensa vem propondo há quase sete anos, desde abril de 1996 na internet, e há quase cinco na TV. Tirar o debate sobre o desempenho da mídia da esfera acadêmica ou corporativa e levá-lo aos consumidores da informação, a sociedade, dentro da lógica do check and balanc, poder e contrapoder.
Trechos da matéria:
** A cidadania do século 21 (…) requer do indivíduo que saiba ler os produtos da mídia e que seja capaz de questionar suas estratégias…
** …a alfabetização em mídia é mais necessária do que nunca precisamente porque ela é fundamental para a construção de identidades…
** …o cidadão deve se tornar um membro do Quinto Poder, alfabetizado em mídia para desafiar o Quarto Poder…
** É improvável que a própria mídia dê apoio ? ela tem sido crítica em relação aos estudos de mídia…
** …é improvável que os políticos também enxerguem nossa agenda de maneira clara; para eles a mídia é um instrumento para administração da realidade política…
** A mídia é intensamente não-reflexiva sobre a sua própria prática…
** Será cada vez mais difícil controlar o fluxo da mídia através de atos do governo…
** Há duas maneiras pelas quais os indivíduos, em seu espaço doméstico, podem ser encorajados a tomar decisões informadas sobre o seu consumo de mídia…
Pela transcrição, ?D.
Leia também