Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

ONG pode ser suspensa da ONU

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS

O comitê da ONU para organizações não-governamentais pediu a suspensão do status de órgão consultivo da ONG Repórteres Sem Fronteira. Segundo comunicado dos próprios RSF [27/5/03], esse é mais um sinal da decadência da reputação dos órgãos da ONU.

Os RSF perguntaram como tal decisão pode ser levada a sério quando todos os países que votaram pela suspensão ? China, Costa do Marfim, Cuba, Irã, Paquistão, Rússia, Sudão, Turquia e Zimbábue ? abusam dos mais básicos direitos humanos.

Segundo a organização, a situação seria cômica, não fosse trágica, uma vez que indica a derrocada do sistema da ONU, "que reúne alguns dos maiores infratores de direitos humanos do mundo dando lições aos que denunciam suas atitudes e defendem suas vítimas".

No dia 20/5, o pedido de suspensão por um ano chegou ao comitê da ONU. Para ser aceita, precisa ser endossada por outro órgão da ONU, em julho. A proposta de suspender os RSF partiu de Cuba, que acusou a organização de atrapalhar fisicamente a abertura da 59a sessão da Comissão de Direitos Humanos em Genebra, ocorrida em 17/5. Os RSF também foram acusados de insultar um membro do Estado e de agir de forma incompatível com os princípios e objetivos do alvará da ONU.

Nove dos 19 países do comitê votaram a favor da suspensão, enquanto seis ? Alemanha, EUA, França, Peru e Romênia ? votaram contra. Houve quatro abstenções: Camarões, Colômbia, Índia e Senegal.