PULITZER
O destaque do 16? Prêmio Pulitzer foi o Boston Globe, vencedor na categoria Serviço Público em reconhecimento à "cobertura corajosa e abrangente" dos casos de abuso sexual cometidos por padres, que "provocou reação nacional e internacional e causou mudanças na Igreja Católica Romana". "Vocês fizeram história no ano passado. E tornaram o mundo um lugar melhor, mais seguro e mais humano", disse o editor do Globe, Martin Baron, à equipe.
O prêmio de Reportagem Internacional foi para o casal do Washington Post Kevin Sullivan e Mary Jordan, por matérias sobre o sistema de justiça criminal no México. Alan Miller e Kevin Sack (Los Angeles Times) ganharam em Reportagem Nacional pela investigação sobre o avião militar Harrier, ligado à morte de 45 pilotos. Na categoria Notícias Urgentes, venceu a redação do Eagle-Tribune de Massachussets, por matérias sobre o afogamento acidental de quatro garotos. É o segundo Pulitzer desse jornal de apenas 60 mil exemplares, conta a AP [7/4/03]; o primeiro foi em 1988.
Em Reportagem Investigativa, Clifford J. Levy, do New York Times, foi premiado pela série sobre abuso de doentes mentais em abrigos do Estado. Em Grandes Reportagens, foi vencedora a equipe do Wall Street Journal por matérias "claras, concisas e abrangentes" sobre "origens, importância e significado dos escândalos corporativos na América", declararam os juízes.
Diana K. Sugg, repórter médica do The Sun, de Baltimore, ganhou em Reportagem Especializada. Nas categorias Reportagem e Fotografia Feature, o trabalho de Sonia Nazario e Don Bartletti, do Los Angeles Times, foi reconhecido; juntos, eles contaram a jornada de um garoto hondurenho atrás de sua mãe, imigrante nos EUA.
O colunista do Washington Post Colbert King ganhou na categoria Opinião por artigos "que falam às pessoas no poder com sabedoria e verdade". O Post também levou o prêmio de Crítica, com o resenhista de cinema Stephen Hunter. Cornelia Grunman, do Chicago Tribune, ganhou o Pulitzer de Texto Editorial por textos contra a pena de morte. Em Charge, o vencedor foi David Horsey, do Seattle Post-Intelligencer, e em Fotografia Noticiosa, a equipe do Rocky Mountain News, de Denver, pela cobertura do incêndio em florestas do Colorado.