TELETIPO
A terceira maior produtora de papel de jornal do mundo, UPM-Kymmene, anunciou que o preço do produto deve cair em 2002 em um ponto percentual, informa a Reuters [5/2/02]. Apesar da consolidação da indústria no final da década de 90, no ano passado ela não conseguiu cortar a produção a tempo de acompanhar o colapso da demanda. Segundo analistas, o consumo de papel de jornal nos EUA caiu 10% em 2001, queda brutal não registrada desde a Depressão, revela Kathy Bergen [Chicago Tribune, 5/2/02].
A BBC vai dividir seu portal de notícias em dois, oferecendo uma versão internacional e uma britânica. Anthony Sullivan, da BBC Interactive, anunciou que a mudança deve ocorrer daqui a dois meses e vai permitir que usuários personalizem sua página. Justina Gapper [Netimperative.com, 1/2/02] conta que 48% dos visitantes do sítio da BBC são do Reino Unido, 18% dos EUA e o resto está espalhado em 200 países. Neste mês, a companhia pretende lançar um serviço de notícias por e-mail em árabe.
O International Herald Tribune vai mudar de cara. Segundo a Associated Press [6/2/02], a página de cultura ganhará uma coluna semanal de fofoca, a manchete terá nova fonte e os gráficos serão mudados. Para David Ignatius, editor-executivo, o objetivo é "mudar o design do jornal de forma suave, para que fique mais leve, mais moderno e mais internacional, enquanto mantém o melhor da tradição que o IHT construiu ao longo de 115 anos". O jornal tem sede central na França, mas é publicado em vários países do mundo.