TELETIPO
Não à Court TV
A juíza Leonie Brinkema rejeitou no dia 18 pedido da Court TV para televisionar o julgamento de Zacarias Moussaoui, o primeiro acusado pelos atentados de 11 de setembro. Alegando preocupação com a segurança de jurados, testemunhas e funcionários, a juíza não aceitou a argumentação da rede de que o público tem direito, à luz da Primeira Emenda, de acompanhar o caso: para ela, a proibição não viola os direitos constitucionais do público ou da mídia. Moussaoui tinha apoiado a petição, dizendo que a transmissão ao vivo ajudaria a assegurar a integridade do julgamento. O canal ainda não decidiu se vai apelar da decisão. As informações são de Karen Gullo [Associated Press, 18/1/02] e Reuters (18/1/02).
O presidente Vladimir Putin anunciou que pode conceder perdão ao jornalista Grigory Pasko, condenado a quatro anos de prisão por revelar à mídia japonesa que a Marinha russa despejou lixo tóxico no Mar do Japão. A sentença provocou protestos no país e problemas diplomáticos quando Moscou reclamou da presença de funcionários do consulado americano em comício a favor do jornalista. Ex-capitão da Marinha, Pasko trabalhava para um jornal militar quando foi preso, em 1997, acusado de traição. Em reunião com o presidente francês Jacques Chirac, Putin prometeu reconsiderar o caso se for solicitado. As informações são da Reuters (16/1/02).
Larry King, o famoso âncora da CNN, decidiu renovar contrato com a rede por mais quatro anos, pelo qual teria recebido US$ 7 milhões anuais, mantendo a posição de apresentador mais bem pago da casa. Segundo Lisa de Moraes [The Washington Post, 16/1/02], a primeira informação sobre o acordo, publicada no New York Post, dizia que ele receberia US$ 14 milhões por ano, o que o colocaria ao lado da nova queridinha da América, Katie Couric, milionária apresentadora do Today.