Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Politically incorrect fora da grade

TELETIPO

A ABC cancelou a exibição do talk-show Politically Incorrect, apresentado por Bill Maher, e vai substituí-lo por um programa de entretenimento da Comedy Central. David Bauder [AP, 14/5/02] conta que o show estaria com problemas desde que Maher, após o 11 de setembro, chamou as ações militares dos EUA de "covardes". FedEx e Sears retiraram anúncios do horário. O presidente da rede, Lloyd Braun, alega que a decisão não foi influenciada pelos comentários do apresentador: a ABC quer investir em entretenimento e atrair público mais jovem.

Estimuladas pelo crescimento da comunidade hispânica e pelo exemplo da People en Español, editoras dos EUA e da América Latina ? Condé Nast, AOL Time Warner e Televisa, entre outras ? planejam lançar revistas ou expandir as existentes destinadas a este público. O mercado de revistas latinas, embora ainda não tenha emplacado como a TV e o rádio (em Los Angeles e Houston, o canal mais assistido é o espanhol Univision), ainda tem muito a expandir: apesar de serem 13% da população, anúncios direcionados a hispânicos representaram apenas 3,2% do mercado publicitário americano em 2001. Informações de Jaime Mejia e Gabriel Sama [The Wall Street Journal, 15/5/02].

Harvard Business School Publishing, editora da Universidade de Harvard, anunciou a demissão de 14 funcionários. Segundo a porta-voz, Sarah McConville, os cortes foram "conseqüência de um processo de planejamento estratégico a longo prazo". As dispensas, diz ela, não estão relacionadas à controvérsia na revista Harvard Business Review e não atingiram indivíduos que criticaram a demissão de Suzy Wetlaufer, editora que tem caso com o empresário Jack Welch e o entrevistou para a publicação. Informações de D.C. Denison [The Boston Globe, 14/5/02].