MEDIA DEMOCRACY DAY
Paulo Lima (*)
A exemplo dos movimentos pelos direitos da mulher, da justiça racial e do meio ambiente, surgidos em décadas passadas, ações semelhantes têm surgido em favor de uma mídia mais democrática. Este é o objetivo do movimento denominado Media Democracy Day ("Dia da Democracia na Mídia"), cuja pauta de intenções pode ser conhecida no sítio <http://www.mediademocracyday.org>.
De acordo com as informações da página (em inglês, com uma seção de notícias em espanhol), o Media Democracy Day (MDD), iniciativa originalmente canadense, "divulga um sistema de mídia de massa que informa e capacita todos os membros da sociedade. O MDD faz a conexão entre mídias críticas e os movimentos sociais, ao criar uma mensagem coerente para a consideração do público e de ações locais e globais".
O MDD consiste num dia de ação internacional e se baseia em três pontos: educação, para ensinar como a mídia modela o nosso mundo e a nossa democracia; protesto, para se opor a uma mídia centrada em comércio e exclusivismo; e mudança, apelando a mudanças na mídia para que atenda ao interesse público, divulgue a diversidade e assegure à comunidade representação e importância.
Segundo o MDD, "a agenda dos cidadãos foi abandonada pelo governo e convenientemente deixada de lado pela grande mídia. O MDD traz à tona essa visão ao realizar um dia de educação e protesto, para provocar mudanças nos interesses das pessoas".
O próximo Dia da Mídia Democrática ? o terceiro deste ano ? ocorrerá em 17 de outubro de 2003.
(*) Estudante de Jornalismo da Universidade Tiradentes (SE), editor do Balaio de Notícias <http://www.sergipe.com/balaiodenoticias>