Saturday, 16 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Presidente da FCC diz que fica no cargo

MICHAEL POWELL

O presidente da Comissão Federal de Comunicações americana (FCC, sigla em inglês), Michael Powell, negou os boatos de que em breve deixaria o cargo. "Não sei quantas vezes tenho de dizer isso, mas vou ficar até o fim deste governo. Temos uma programação ampla e importante a cumprir", disse a Jeremy Pelofsky, da Reuters [23/9/03]. Entre as coisas que ainda quer fazer, ele citou a aceleração da implantação da internet de alta velocidade e a revisão das regras de concorrência nos mercados locais de telefonia.

Sob a batuta de Powell, a FCC tem protagonizado diversas polêmicas. Suas propostas para liberalizar o mercado de rádio e TV, que atualmente se encontram emperradas no Congresso, têm provocado reação dos que temem que a diversidade de discursos na mídia vai ser prejudicada com o crescimento excessivo das grandes corporações. Outra grande derrota do filho do secretário de estado Colin Powell aconteceu em fevereiro, quando ele não conseguiu afrouxar as regras que determinam que as operadoras de telefonia locais dominantes devem ceder o uso de suas redes aos concorrentes por um preço definido pelo governo.

Quando seu chefe de equipe e seu conselheiro de mídia deixaram de trabalhar com ele recentemente, o rumor de que Powell deixaria a FCC até o começo de 2004 se tornou ainda mais forte. Se permanecer, comandará a comissão até 2005. Ele não disse se continua no cargo se Bush se reeleger.