TELETIPO
A editora Atlantic Media anunciou a criação do Michael Kelly Award, em homenagem ao primeiro jornalista americano morto na recente invasão do Iraque. Ex-editor da Atlantic Monthly (publicada pela editora) e colunista do Washington Post, o jornalista morreu aos 46 anos num acidente de jipe. O prêmio será conferido ao profissional "cujo trabalho exemplifica a qualidade que moveu a carreira de Michael Kelly: a expressão e persecução destemida da verdade", seja ele de revista ou de jornal (a ausência de restrição para o tipo de veículo impresso também provém de característica do homenageado, que trabalhava em ambos). O valor a ser ganho – US$ 25 mil – é alto para o mundo do jornalismo. Os ganhadores do Pulitzer, prêmio mais respeitado da área nos EUA, recebem US$ 10 mil. Informações do Washington Post [18/12/03].
A Arábia Saudita vai lançar seu próprio canal de notícias de TV via satélite no começo de 2004, conforme anunciado no dia 16/12 pelo ministro da Cultura e da Informação, Fouad al-Farsy. O novo canal oferecerá cobertura contínua de notícias internacionais e atualidades, além de talk shows ao vivo sobre questões em voga e programas gravados dentro e fora do país. Em setembro de 2002, a Saudi Arabian Television lançou um canal de esportes para jovens. Informações de P.K. Abdul Ghafour [Arab News, 17/12/03].
Uma rádio de alcance nacional americana em que o comediante Al Franken apresentará seu programa de três horas diárias poderá chegar ao público já em março de 2004. "Estamos pensando em nomes, mas não faremos anúncio algum até o momento certo", disse. Afirmou, também, que o momento é ótimo para uma iniciativa que analisa notícias sob ponto de vista liberal, porque não há contrapartida forte o suficiente para confrontar comentaristas como Rush Limbaugh. Informações de Robert Kahn [Newsday, 16/12/03].