Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Recontagem esquecida

TELETIPO

Enquanto a mídia concentra seus esforços na cobertura da retaliação americana e dos casos de antraz, muitas histórias importantes foram esquecidas, alerta William Spain [CBSMarketWatch, 15/10/01]. A maior delas é o resultado da recontagem, patrocinada pela mídia, das cédulas da Flórida. Desde fevereiro, a National Opinion Research Center (NORC), a pedido de um consórcio de empresas de notícias, está recontando os votos da polêmica eleição que levou Bush à Casa Branca. O projeto, de US$ 500 mil, é custeado por Dow Jones, New York Times Co., Washington Post, Tribune Co., Associated Press, AOL Time Warner e jornais independentes da Flórida.

A contagem das 180 mil cédulas não-registradas nas contas oficiais terminou, e seu resultado deveria ser entregue ao grupo ao mesmo tempo, em 15/9, com um período para que pudessem analisá-lo independentemente antes da publicação. Com os atentados, houve o adiamento. Enquanto se especula que o adiamento seja político ou por "razões patrióticas" ? uma possível vitória de Al Gore poderia prejudicar a imagem de Bush durante esse período de crise ?, a mídia responde que se trata simplesmente de uma questão de logística. Com todos os seus repórteres envolvidos na cobertura da guerra, não há pessoal experiente disponível para analisar os dados.

News International deve fundir os sítios do Times e do Sunday Times, num primeiro estágio de reestruturação para lançar mais serviços por assinatura. A nova operação 24 horas será chamada Times Newspaper Online, e unirá o conteúdo dos dois jornais. Owen Gibson [The Guardian, 15/10/01] lembra que, neste ano, o Times se tornou o primeiro jornal britânico a cobrar pelo acesso a uma seção especial: dez libras anuais pelas palavras cruzadas. A maior parte do conteúdo deve permanecer livre de taxas. No entanto, a companhia deseja lançar novos serviços pagos – o primeiro começará em novembro e incluirá um arquivo dos dois jornais.

    
    
                     

Mande-nos seu comentário