AOL TIME WARNER
A AOL Time Warner Inc. anunciou prejuízo de 98,7 bilhões de dólares em 2002, a maior perda anual já registrada na história de corporações americanas. Dois anos após a compra da Time Warner pela AOL ? transação que envolveu 106,2 bilhões de dólares ? a companhia declarou perda de 44,9 bilhões de dólares só no último trimestre; segundo Reshma Kapadia [Associated Press, 29/1/03], o custo se deve principalmente à desvalorização das ações e propriedades da unidade America Online.
Após a divulgação da notícia, Ted Turner, maior acionista individual da corporação e criador da CNN, anunciou que deixará o cargo de vice-presidente. Dono de 3,4% das ações, Turner permanece no conselho da AOL Time Warner, mas declarou que pretende dedicar seu tempo a atividades filantrópicas.
A companhia, que recentemente perdeu o presidente do conselho da AOL, Steve Case, e Walter Isaacson [ver remissão abaixo], chefão da CNN, tem que lidar também com a investigação federal das práticas contábeis da unidade online. Com o mercado publicitário em baixa, os executivos da corporação esperam crescimento modesto em 2003, mas pretendem reduzir a dívida ? de 25,8 bilhões de dólares ? para 20 bilhões até o fim de 2004.
Leia também