Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Repórter publica artigo na Jane

JAYSON BLAIR

Jayson Blair está de volta. O repórter responsável pela crise que abalou o New York Times há cerca de três meses acabou de escrever o primeiro artigo desde sua demissão da Old Gray Lady, no começo de maio.

A coluna, em primeira pessoa, é para a seção "It Happened to Me" ("Aconteceu comigo") da revista Jane. Blair discorre sobre o escândalo que resultou, inclusive, na demissão de Howell Raines e Gerald Boyd, então editores importantes do jornalão.

De acordo com Keith J. Kelly [New York Post, 3/9/03], uma porta-voz de Jane Pratt, editora-chefe da revista, disse que espera que os leitores aprendam com os erros alheios. "Não há nenhum tipo de estímulo ao comportamento dele", afirmou.

No artigo, que chegou às bancas em 9/9 (edição de outubro), entre outras coisas, Blair menciona os problemas que o levaram à ruína e desaconselha as pessoas a fazerem o mesmo.

Esquire desistiu de Blair

David Granger, editor-chefe da Esquire, também tinha uma pauta reservada a Blair, mas desistiu depois que a notícia de que o polêmico repórter escreveria em sua revista fora divulgada na mídia. Blair faria uma resenha sobre Shattered Glass, filme de Stephen Glass, outro jornalista fraudador, desmascarado em 1998 quando trabalhava na New Republic. Granger disse que a surpresa, um dos principais elementos da resenha de Blair, perdera-se com o vazamento para a imprensa.