EL PAÍS
El País, maior diário da Espanha, decidiu restringir a assinantes o acesso à sua versão eletrônica. É o primeiro grande jornal europeu a adotar este modelo para a internet. O espanhol El Mundo e o francês Le Monde, por exemplo, têm restrições somente em parte do conteúdo de seus sítios.
"Com meio milhão de visitantes por dia, elpais.es acredita haver chegado o momento de transferir para a internet a lógica que domina o mercado tradicional da imprensa: o que tem valor, custa. Assim como um leitor da versão impressa considera correto pagar por informação em primeira mão, o internauta exigente começa a entender que ter tudo de graça na rede não é exatamente sinônimo de qualidade e confiabilidade", dizia comunicado no sítio do jornal. Os usuários deixaram claro em comentários na própria página do El País que a novidade não agradou.
O gerente geral de conteúdo, Mario Tascón, diz esperar perder 90% da audiência, mas que isso não importa porque o que sobrar será gente que se dispôs a pagar pelo material. Ele afirmou, em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo, que o modelo baseado em publicidade não é eficiente. "Aqueles que tentaram não alcançaram bons níveis de sucesso". Segundo a Editor & Publisher [18/11/02], o preço das assinaturas é de 80 euros por um ano ou 50 euros por meio ano.