LINHA DIRETA
“?Linha Direta? volta com julgamentos polêmicos”, copyright Folha de S. Paulo, 9/03/03
“O PROGRAMA ?Linha Direta?, da TV Globo, volta em abril, com apresentação de Domingos Meirelles e um novo especial mensal: ?Justiça?, que vai reconstituir casos clássicos brasileiros.
?Mostraremos cenas de julgamentos de crimes que marcaram a vida brasileira desde o século passado?, diz Milton Abirached, diretor-geral do ?Linha Direta?. ?O especial ?Justiça? apresentará casos julgados e não tem a pretensão de contestar decisões judiciais?, afirma.
Apesar de fugir da contestação, ?Justiça? não deixará de investigar. ?É possível que nossos repórteres levantem fatos novos, descubram testemunhas que estavam ocultas ou novas versões de crimes?, diz Abirached. ?Mas o nosso objetivo é contar uma história em linguagem de documentário com dramatizações.?
Para o diretor, o programa funciona como um Disque-Denúncia. ?Como serviço, o ?Linha Direta? é bem-sucedido, com a localização de 238 pessoas procuradas pela Justiça. Nestes quase quatro anos, ajudamos a solucionar crimes que pareciam insolúveis?, diz.
A violência e o crime continuam sendo os motes. ?Infelizmente, são ingredientes essenciais na vida humana. Seria estranho que ficassem de fora de um programa que quer ajudar a diminuí-los?, afirma Abirached.
Brutalidade de reconstituições é exagerada? Para o diretor, não. ?Mostramos histórias violentas, mas não cenas tão violentas. Aquilo é real. Qualquer cena é, por isso, mais chocante.?
Segundo Abirached, a produção de ?Linha Direta? segue algumas regras. Nunca a pessoa que dá o tiro está no mesmo ?take? daquela que leva o tiro; facadas não aparecem; detalhes mais pesados da história não vão ao ar. ?Evitamos o desconforto do público?, diz.”
MTV
“Reciclagem na MTV “, copyright O Estado de S. Paulo, 9/03/03
“A MTV extingue algumas atrações de sua grade e dá mais espaço aos seus VJs curingas que podem mostrar versatilidade na emissora musical. ?Os programas saem do ar para o bem, antes de esgotarem a fórmula?, diz o diretor de Programação da MTV, Zico Góes, em referência ao Peep – que era apresentado por Penélope, Didi e Jairo Bouer – e ao Piores Clipes – comandado por João Gordo e Ferrugem. Mas os VJs que ficaram sem programa receberam outras missões. Somente Jairo Bouer, que está no Canal Futura, e Ferrugem perderam seus postos. A emissora aposta nas atrações ao vivo e na interatividade. O público participará ainda mais da MTV. Além dos novos programas, a rede traz um bloco com produções da MTV americana e a segunda temporada de The Osbournes.
Zico Góes explica que a intenção da MTV é incrementar a programação de segunda a quinta-feira, depois do Disk MTV – que continua sob comando de Sarah, às 18 horas – além de ajustar a grade do fim de semana. A nova fase começa amanhã, mas não irá ao ar de uma só vez. As estréias serão realizadas em quatro semanas, até o início de abril. Após o Disk, de segunda a quinta, entram na grade o Video Clash (19 horas), o MTV Gringa (às 19h30), o Buzina MTV (às 20 horas) e o Pulso MTV (às 20h30). A faixa nobre, às 22 horas, terá os ?velhinhos? Fica Comigo?, Neurônio MTV, Meninas Veneno e Gordo a Go-Go. The Osbournes será transmitido às 23h30, seguido do Jornal da MTV, à meia-noite.
Para dar início às mudanças, entra no ar, amanhã, a MTV Gringa, com diferentes atrações produzidas pela matriz nos Estados Unidos. Durante a programação de verão, o canal chegou a exibir algumas dessas novidades, como o Becoming, em que fãs são transformados em ídolos para gravar um videoclipe. Logo depois, os VJs Penélope e Léo engatam o Pulso MTV, um programa de videoclipes, com comentários e até interrupções dos apresentadores e do público. Tudo isso ao vivo… ?Penélope é debochada, Léo é engraçado?, fala Zico Góes, que está confiante quanto à fórmula da atração.
Didi ganha um programa ao vivo, o Video Clash. ?É basicamente uma competição entre clipes, na qual a Didi é a mediadora e instiga os fãs a votarem em seus artistas favoritos?, explica Zico Góes. A tecnologia estará presente no programa da Didi. Softwares transformarão os números da votação em uma disputa de cabo-de-guerra na telinha. O Video Clash só entra na programação da MTV no próximo dia 17, mesma data do início do novo Jornal da MTV que, segundo o diretor, ?estava meio escondido na grade?. Fábio Massari pediu demissão da emissora e foi viajar. Assim, a vaga de âncora do programa é de Edgar, que terá a ajuda do VJ Rafael, recém-contratado.
O apresentador mais versátil da emissora ganha uma atração inédita, o Buzina MTV, que segue a linha do Tome Conta do Brasil – série que Cazé apresentava antes das eleições. ?O Tome Conta era mais comportado. Esse é mais anárquico?, conta Zico Góes. O Buzina vai propor enquetes e discutir assuntos políticos e sociais. ?Sem ser hard news?, diz. ?Outra novidade é o espaço para matérias produzidas por estudantes de Jornalismo e de TV, que poderão enviar fitas para a produção.? O Buzina estréia no dia 24 de março.
A segunda temporada do reality show The Osbournes começa no dia 17 de março. Os fãs da família mais maluca da TV – Ozzy, Sharon, Jack e Kelly – poderão conferir o tratamento da matriarca contra o câncer, além do novo membro da família, Robert Marcato, cuja mãe morreu de câncer; o jantar na Casa Branca em que Ozzy e Sharon foram os convidados de honra, e Kelly cantando Papa Don’t Preach no MTV Movie Awards. A MTV Brasil ainda não desistiu de ter um The Osbournes nacional. ?Queremos fazer episódios com algumas famílias, pois duvido que alguém tope ser filmado 24 horas por várias semanas?, constata Zico Góes, que já testou a fórmula no Video Music Brasil, o VMB, do ano passado. ?Foram a Família Lima, os Camargos…?
Na programação de fim de semana, a MTV ataca com o Control Freak, programa sem VJs que já existe. Com o olho no site, os telespectadores podem interferir na seqüência de clipes apresentados. Reformulado, o programa, que vai ao ar às sextas, às 19 horas, também dará ao telespectador o poder de interromper clipes. O Control Freak terá início em 4 de abril. Thaíde volta com a nova fase do Yo!, a atração que apresenta os clipes de rap. O Yo! será apresentado às sexta, à meia-noite, e entra no ar no dia 14 de março.
Sábado é dia de Fanático MTV, uma revisão do Banda MTV, que dá a um fã a oportunidade de ganhar três prêmios: apresentar um Video Collection de sua banda favorita, apresentar um documentário sobre o grupo e assistir a um show exclusivo da banda no estúdio da MTV em companhia de um amigo. O primeiro grupo a estar no programa será o Capital Inicial. O Fanático estréia em 29 de março e vai ao ar no último sábado de cada mês, às 21 horas.
Mesa-redonda – No último domingo de março, no início do Campeonato Brasileiro de Futebol, estréia a mesa-redonda da MTV, que tem o nome provisório de Rockgol Debate. O apresentador será Paulo Bonfá, em companhia de Marcos Bianchi. ?A idéia é fazer uma mesa-redonda com o ponto de vista da MTV?, fala Paulo Bonfá, que desenvolve a idéia há dois anos. Ele promete fazer um debate diferente dos convencionais, já que vai disputar com eles a audiência. O programa irá ao ar aos domingos, às 22 horas. ?Não será um programa sério, com números e táticas, mas uma antecipação da gozação que sempre acontece nas escolas ou no trabalho, entre os torcedores?, explica Bonfá. O mediador conversará com jogadores e técnicos, além de artistas. O público participará da atração, ao vivo, por telefone ou e-mail. O debate será recheado com matérias feitas em estádios e centros de treinamento. ?A meta é que as namoradas não reclamem desta mesa-redonda?, brinca Bonfá. ?Será um programa prazeroso, com muita tiração de sarro. Quero fazer piada na TV com conteúdo de futebol.?”