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"Mercado de publicidade encolheu em 2002", copyright O Globo, 3/06/03
"Nem as eleições presidenciais nem a Copa do Mundo foram capazes de evitar que o mercado publicitário brasileiro encolhesse pelo segundo ano consecutivo em 2002. Números da edição anual da publicação ?Agência & Anunciantes?, lançada ontem pelo grupo Meio & Mensagem, revelam que o mercado publicitário nacional movimentou R$ 13 bilhões no ano passado, volume de recursos 3,4% maior que o de 2001. No entanto, se deflacionado por qualquer dos índices de inflação de 2002, o total de investimentos em propaganda no país no ano passado caiu em relação a 2001, quando os investimentos em publicidade já haviam encolhido por causa do apagão.
– A economia está muito retraída e a propaganda faz parte desse processo. Mas esperamos que o mercado cresça entre 8% e 10% – disse o presidente do grupo Meio & Mensagem, José Carlos Salles Neto.
A ?Agências & Anunciantes? publica também os rankings das maiores agências de publicidade e dos maiores anunciantes do país. Em 2002, a McCann-Ericson manteve a liderança, com R$ 319,9 milhões gastos em campanhas na mídia. Em segundo veio a Ogilvy Brasil, com R$ 297,8 milhões, seguida pela Bates, com R$ 258,9 milhões e a DPZ, com R$ 246,1 milhões. No ranking dos anunciantes, a Unilever (R$ 152,6 milhões) aparece no primeiro posto, seguida de Casas Bahia (R$ 135,6 milhões), AmBev (R$ 122,8 milhões) e Fiat (R$ 98,49 milhões)."
TVs PÚBLICAS
"TVs públicas criam rede de produção local", copyright Folha de S. Paulo, 3/06/03
"Em parceria com o Ministério da Cultura, as 20 principais TVs públicas e educativas do país lançam em julho seu projeto de produção regional para exibição em rede nacional. Batizado de ?Programa de Fomento ao Documentário Brasileiro?, o projeto, inédito, terá quatro anos, irá consumir R$ 2,3 milhões em 2003 e visa a criação de núcleos de produção independente em 19 Estados e DF.
Ainda em formatação final, o projeto foi aprovado na semana passada. No primeiro ano, serão produzidos 26 documentários, todos com temática regional, selecionados por meio de concurso público. Cada TV pública ou estatal de cada uma das 20 unidades federativas envolvidas irá co-produzir pelo menos um documentário, em parceria com produtores independentes locais.
Os documentários terão orçamento de R$ 90 mil. Desse valor, no primeiro ano, R$ 80 mil sairão dos cofres da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (com recursos próprios) e da TV Cultura, via captação de patrocínios com incentivos fiscais.
?A idéia é fomentar pólos regionais de produção de documentários, articulando produtores, TVs locais e patrocinadores. Em quatro anos, os pólos irão assumir os custos, de 25% no segundo ano, 50% no terceiro e 90% no quarto?, diz Mario Borgneth, gerente de documentários da Cultura.
Os 26 documentários irão ao ar de maio a outubro de 2004."