OBSERVAT?RIO DA PROPAGANDA
LESA-PÁTRIA
Marinilda Carvalho
É muito difícil para um brasileiro ver na TV um anúncio de banco poderoso ? no caso, o Itaú, que acaba de tirar do Bradesco o posto de mais lucrativo do país ? assassinando a língua portuguesa.
O anúncio é assim: um motorista pede informação a um passante. Eis parte da resposta, um emaranhado de informações propositadamente confusas:
? Quando o senhor ver um orelhão…
A idéia que o criativo tentou passar: bancos têm sites confusos ? só o do Itaú é claro.
Mas que redator!
Se foi sem querer, a agência de publicidade deveria ser pesadamente multada por crime de desinformação. Se foi de propósito, a agência deveria ser mais pesadamente multada ainda por crime de lesa-pátria. Não há desculpa ? nem mesmo em nome do "realismo" ? para propagar tal erro de regência num anúncio que com certeza foi regiamente pago.
Quanto ao cara do banco que julga as campanhas… pro olho da rua!
Observat?rio da Propaganda ? próximo texto