Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Seleção de lances inesquecíveis

JORNALISMO & FUTEBOL

Meninos, eu vi…, de Juca Kfouri, 128 pp., Editora DBA, São Paulo, 2003

[do release da editora]

O livro traz histórias bem-humoradas e comoventes sobre uma seleção de craques e personagens fascinantes. Um dos mais combativos jornalistas do país, Juca Kfouri mostra, neste livro, uma nova faceta: a do memorialista. São 50 histórias, fruto de um observador, acima de tudo, apaixonado pelo futebol.

Meninos, eu vi… apresenta as memórias de Juca. Entre os fatos lembrados estão um gol inesquecível de Pelé no Pacaembu, que acaba em chuva de bagaços de laranja sobre o menino corintiano que corajosamente aplaudiu a façanha; a misteriosa tia libanesa que assistia à Copa de 70 repetindo sempre a mesma ladainha ? "Esse Tostão…não sei, não"; Garrincha sair consolando o seu carrasco, expulso por não querer ser mais um "João", entre outras. O prefácio do livro foi escrito por Armando Nogueira e a direção de arte é de Rubens Amato.

Juca Kfouri, 53 anos, é jornalista e, ao contrário do que dizem os incomodados, não escreve unicamente sobre os bastidores e a (interminável) corrupção no futebol. Aliás, ele só resolveu denunciar a cartolagem que infelicita o esporte porque sonhava com o dia em que escreveria apenas textos como os deste livro ? publicados na revista Lance! a Mais entre agosto de 2000 e setembro de 2001. O autor tem outros dois livros publicados: A emoção
Corinthians
(esgotado) e Corinthians, paixão e glória.