Gravadoras de discos e produtoras de filmes e vídeo games estão fazendo propaganda agressiva de produtos de entretenimento violentos a crianças, mesmo rotulando o produto como impróprio ao público jovem.
A descoberta é da Federal Trade Comission. Relatos da investigação indicam que produtoras propagandearam filmes taxados de violentos durante programas de TV cuja audiência é composta por jovens. Mostram, também, que produtores de videogames violentos dispuseram seus anúncios em revistas voltadas aos jovens, indicando que o produto deve ser consumido por usuários "maduros".
Os investigadores analisaram milhares de páginas de documentos internos da indústria do entretenimento, incluindo pesquisas de mercado indicativas de que vender material violento é uma forma eficaz de aumentar consumo de entradas de cinema e compras de discos e videogames por adolescentes. Além disso, descobriram que filmes com censura de idade estavam sendo exibidos a adolescentes desacompanhados, de idade inferior à exigida.
Segundo matéria de Christopher Stern [The Washington Post, 27/8/00], a declaração da FTC proporcionará debates entre Hollywood e Washington sobre como a mídia influencia comportamentos violentos da juventude do país.
A investigação foi ordem de Clinton à FCT e ao Departamento de Justiça, no ano passado, quando a onda de agressões e homicídios dominou escolas norte-americanas.
Jack Valenti, chefe executivo da Motion Picture Association of America – responsável por estabelecer a censura de idade em filmes –, afirmou que a censura de idade é fornecida a jornais e emissoras de rádio e TV. "Damos todas as informações do mundo", disse. A MPAA possui um website em que há justificativas para cada censura.
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