BAIXARIA NA TV
Paulo Jose Cunha (*)
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados promoveu, em 12/11, em Brasília, o seminário de lançamento da campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania". Conforme o presidente da Comissão, deputado Orlando Fantazzini (PT/SP), o objetivo central dessa campanha é "defender os direitos humanos e os valores da dignidade humana na programação da televisão brasileira, através da criação de um instrumento eficaz de interlocução entre a sociedade e a mídia".
De acordo com o Jornal da Câmara, a comissão pretende que a sociedade reaja a este tipo de programação, que estimula a violência, não assistindo nem comprando os produtos do patrocinador. Durante o seminário, informou a publicação, "será proposto que um conselho composto por personalidades de credibilidade social e conhecimento técnico e jurídico seja responsável pela condução da campanha". Ele acompanhará a programação das emissoras de TV e indicará os que atentam contra os valores humanos e a cidadania. Os nomes dos programas serão colocados na internet, num site que será criado, assim como os nomes das empresas e dos produtos que são patrocinadores dos programas.
Além da internet, a campanha vai utilizar espaços da própria mídia, dos veículos de comunicação das entidades comprometidas com o exercício da cidadania e parcerias com institutos experientes em responsabilidade social das empresas. A campanha contra a baixaria na TV tem o apoio de 941 entidades, que participaram, em maio, da 7? Conferência Nacional de Direitos Humanos.
(*) Professor da Faculdade de Comunicação da UnB