ESTADÃO EM PDF
“Estadao nao entendeu a Web 1”, copyright Blue Bus (www.bluebus.com.br), 31/10/03
“Leitor – ?Caro Júlio, A notícia de que o Estadao estaria tirando o seu conteúdo e colocando o seu noticiário em PDF no site me surpreendeu muito. E olha que estamos perto do ano 2004. Será que os altos executivos do Grupo Estado nao enxergam a Internet como um outro veículo? Me parece que nao…?.”
“Estadao, jornais fora da Internet”, copyright Blue Bus (www.bluebus.com.br), 31/10/03
“A partir de hoje, os jornais O Estado de S Paulo e Jornal da Tarde estarao disponíveis na íntegra somente para download na Internet, com a mesma formataçao das páginas impressas. As novas ediçoes, em Portable Document Format, devem ser ?baixadas? para serem lidas e substituem as páginas anteriores, em HTML, ?que deixavam de fora partes importantes dos conteúdos dos dois jornais, como gráficos e imagens, além das páginas de cotaçoes e os cadernos de classificados, entre outros?. Nota desta manha na Agencia Estado. Leia nota do Blue Bus mais cedo, 1a do dia aqui.”
***
“Estadao reorganiza-se na Web”, copyright Blue Bus (www.bluebus.com.br), 31/10/03
“Bom dia. Circulou esta noite que o Estadao e o Jornal da Tarde deixam a Internet e terao seus noticiarios, formados a partir do material da Agencia Estado, somente acessaveis por download. Sao citados profissionais em processo de demissao. O numero nao chega a uma dezena. Procurando na Web, no entanto, ainda eram encontrados, no inicio da madrugada, disponiveis para leitura, trechos dos jornais, conforme o browser utilizado e a velocidade da conexao. A Agencia Estado, mae de todo o noticiario da empresa, mantem-se no ar. A agencia distribuidora de fotos tambem opera normalmente.”
“Estadão e JT ganham novas edições online em PDF”, copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 31/10/03
“A partir desta sexta-feira, os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde estarão disponíveis na íntegra na internet, com a mesma formatação das páginas impressas. As informações são da Agência Estado.
As novas edições, em PDF, de Portable Document Format, substituem as páginas anteriores, em HTML, que deixavam de fora partes importantes dos conteúdos dos dois jornais, como gráficos e imagens, além das páginas de cotações e os cadernos de classificados, entre outros.
A mudança no formato marca o início de uma nova fase da estratégia do Grupo Estado para a internet. No primeiro momento, as edições online do Estado e do JT permanecerão abertas a todos os usuários. Depois, o acesso continuará gratuito apenas para os assinantes dos jornais impressos ou das edições online.
Para os leitores, são várias as vantagens decorrentes da mudança. Os jornais, tais como foram impressos, estarão disponíveis a partir de qualquer computador com acesso à internet. Os assinantes também terão acesso irrestrito ao arquivo dos jornais a partir de 1995 e a conteúdos e serviços exclusivos que serão incorporados a curto prazo.
Para os assinantes que residem fora da Grande São Paulo, os benefícios são ainda maiores. Com o novo formato, eles passam a ter acesso pela internet à mesma edição que circula na Capital, o que inclui todos os cadernos de classificados, as notícias que chegaram após o fechamento da primeira edição e a cobertura completa dos jogos da rodada, entre outros conteúdos.
As demais áreas do portal www.estadao.com.br, responsáveis por mais de 70% da audiência total, não serão afetadas com a mudança. Os usuários continuarão a ter acesso gratuito a 23 canais, incluindo toda a área de ?últimas notícias?.
A formatação das páginas impressas de O Estado de S. Paulo em arquivos PDF – tecnologia desenvolvida e patenteada pela Adobe System – começou há cerca de dois anos, mas até agora estava disponível apenas para venda em quiosques instalados em hotéis e aeroportos em várias capitais no mundo. Os arquivos com as páginas impressas são transmitidos para duas empresas européias que se encarregam pela distribuição aos pontos de venda.
Toda a operação leva apenas alguns minutos, o que permite a um leitor em Tóquio ou em Nova York ter acesso ao jornal do dia antes mesmo que os primeiros exemplares cheguem às bancas de São Paulo. Além de O Estado, cerca de 200 jornais de 52 países também são distribuídos eletronicamente pela NewspaperDirect e pela PEPC Worldwide, as duas empresas responsáveis pelo desenvolvmiento da tecnologia.”
“Estadão.com e JT.com fecham conteúdo e demitem”, copyright MMOnline (www.mmonline.com.br), 31/10/03
“O sites Estado.com.br e o JT.com.br teriam demitido nesta semana suas equipes responsáveis pela reprodução dos jornais na Internet. Segundo fonte próxima ao assunto, o conteúdo dos sites passará a ser fechado e a reprodução não será mais realizada em formato HTML, mas apenas em PDF, visualizado através do programa Adobe Acrobat.
No último dia 10, a empresa teria realizado uma primeira demissão, concluída agora com o corte de mais sete funcionários. Procurado por Meio & Mensagem Online, o Estadão informou através de sua assessoria que não comentaria o fato neste momento.”