TELETIPO
Um estudo da Universidade de Brown, nos EUA, revelou que o caderno de resenhas de livros do New York Times favorece em demasia livros e resenhas escritos por homens. Durante um ano, entre 2002 e 2003, 53 edições foram analisadas, das quais 72% de todos os livros resenhados foram escritos por homens, e 66% das resenhas eram de autoria masculina. Nas palavras de Cynthia Cotts [The Village Voice, 7/1/04], a mais influente publicação do gênero exibe, assim, uma proporção de dois homens para uma mulher. O editor do Book Review do Times, Charles McGrath, rejeita a insinuação de sexismo. Um dos autores do estudo sugeriu que se aumente o número de resenhistas mulheres, oferecendo alguns nomes de candidatas qualificadas. McGrath respondeu que sugestões são bem vindas, mas não mudará os "altos padrões" exigidos para entrar no selecionado rol.
O casamento-relâmpago da popstar Britney Spears e seu amigo de infância, Jason Allen Alexander, gerou frenesi entre as publicações de fofoca americanas por causa da foto que atesta a "cerimônia" em Las Vegas. De acordo com Donna Freydkin [USA Today, 7/1/04], a US Weekly publicou uma foto pequena na capa e a mesma imagem ampliada nas páginas internas. Uma porta-voz da revista disse que não revelaria quanto pagaram pela fotografia, mas confirma que a Us tem direito exclusivo sobre a veiculação da imagem. A revista Star também exibiu na capa uma foto de Britney e Alexander retirando o certificado de casamento. A fotografia foi supostamente comprada por US$ 100 mil.
Homens jovens vidrados em aparelhos eletrônicos serão o público-alvo da nova revista Sync, que será lançada em junho nos EUA pela editora Ziff Davis Media. É o primeiro título de consumo que não trata de videogames que a companhia lança desde 2000. Deve ter tiragem de 200 mil cópias e quatro edições neste ano. Em 2005 serão seis e, no ano seguinte, 10, segundo a Advertising Age [5/1/04]. A concorrência deve ser o maior problema do novo título, que ainda não conseguiu atrair nenhum anunciante. A Primedia está lançando uma revista sobre eletrônicos com o nome de Connected Living. A IDG também trabalha em projeto nesse segmento e revistas para homens como Esquire, Wired e Stuff têm seções voltadas a esse tipo de produto.