Thursday, 09 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1319

Simone Ravazzolli

ORDEM DOS JORNALISTAS

“Comissão discute criação da Ordem dos Jornalistas”, copyright Agência Câmara de Notícias (www.camara.gov.br), 14/11/03

“A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público vai realizar audiência pública para debater o Projeto de Lei 6817/02, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que institui a Ordem dos Jornalistas do Brasil. A iniciativa foi do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), relator do projeto.

Foram convidados para o debate a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Elisabeth Villela da Costa; os presidentes dos Sindicatos dos Jornalistas do Rio de Janeiro, Nacif Elias Hidd Sobrinho; de São Paulo, Fred Ghedini; do Rio Grande do Sul, Celso Schöder; e de Belo Horizonte, Aloísio Lopes.

A data ainda será marcada.

CONSENSO

A intenção do relator é obter mais informações, junto a representantes do setor, para preparar um relatório de consenso. O projeto cria conselhos estaduais e regionais, e o Conselho Federal de Jornalistas. Além disso,a proposta trata do exercício da profissão e define os direitos profissionais.”

 

TV INDÍGENA

“Primeira TV indígena do país”, copyright Agência Comunique-se (www.comuniquese.gov.br), 17/11/03

“A TV Aldeia Virtual, um projeto dos índios Caiapó, do Mato Grosso, deverá ter sua programação “encaixada” na TV Educativa (TVE), graças a uma parceria firmada na semana passada entre o secretário para o Desenvolvimento das Artes Audiovisuais, Orlando Senna, e o cacique Raoni, da tribo Caiapó.

De acordo com informações do Jornal de Brasília, pelo acordo, a TV Aldeia Virtual contaria, num primeiro momento, com um horário na grade da TVE, exibindo programas produzidos pelos índios. O canal de TV é um antigo sonho da tribo Caiapó, que possui uma população entre 12 mil e 15 mil índios, considerada uma das maiores e mais organizadas do Brasil.

O material será editado e produzido na Aldeia Cachoeira, Terra Indígena Kapoto/Jarina, que fica nos municípios de Peixoto de Azevedo e São José do Xingu (MT). Na localidade, residem cerca de 600 caiapós. Se a iniciativa

evoluir e se concretizar, estará nascendo o primeiro canal indígena do país, baseado em território Caiapó, no Mato Grosso, contando com apoio técnico da TV Educativa.

O Ministério da Cultura planeja reunir-se com o preseidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, em busca de apoio. Todo esse trabalho é fruto de iniciativa da Fundação Raoni, uma entidade constituida por lideranças indígenas e

organismos nacionais e internacionais, e que desenvolve projetos na área de educação, cultura, agricultura e ecoturismo.

Em tempo, os índios Caiapós já fazem vídeos e filmam em 35 mm há um tempo considerável, só faltando um espaço para exibir sua produção, já tendo inclusive, arrebanhado prêmios em festivais como o JVC, no Japão, e em Los Angeles, nos Estados Unidos.”