TELETIPO
O aumento nas vendas em banca das revistas americanas após os ataques terroristas de setembro ainda deixa pequenos sinais nas tiragens, informa o New York Daily News [6/8/02]. Embora isso não represente muito financeiramente, já que o volume maior de faturamento vem de assinaturas, as vendas unitárias são importante indicador do grau de interesse nas publicações. Time e Newsweek tiveram aumento de 80% na média semanal de venda em banca, níveis próximos aos de antes de 11/9, com, respectivamente, 7,1% e 3% de aumento. A revista da apresentadora Rosie O’Donnel teve queda significativa de vendas, de 555 mil, na segunda metade de 2001, para 400 mil.
Jann Wenner, dono da editora americana Wenner Media, decidiu dar novo rumo à revista masculina Men’s Journal. Há mais de um ano e meio, o editor chefe Sid Evans tentava colocar a publicação em caminho diferente das grandes revistas do segmento, desfazendo os projetos de seus antecessores. Agora, ele foi trocado por Robert Wallace, ex-diretor editorial da Talk e editor da Rolling Stone nos anos 70 e 80. A Men’s Journal tem tiragem de 620 mil exemplares e enfrenta queda em vendas e anúncios. "O negócio são as boas reportagens. As pessoas dizem que a narrativa morreu, mas é porque os leitores estão cansados das mesmas velhas histórias", filosofa Wallace. Informações do New York Times [12/8/02].
O sítio do Washington Post passará a exigir mais informações das pessoas que o acessam, informa The Wall Street Journal [7/8/02]. O objetivo é tornar a página mais atraente para anunciantes, oferecendo espaço publicitário direcionado para cada tipo de leitor. Atualmente, 80% dos visitantes do WashingtonPost.com são de fora da capital americana, mas são expostos a propagandas locais. Os ganhos do WashingtonPost.com no segundo trimestre deste ano foram da ordem de US$ 8,7 milhões ? US$ 500 mil a mais que no mesmo período do ano passado. O New York Times pede registro dos internautas há muito tempo. Los Angeles Times e Chicago Tribune adotaram o procedimento recentemente.