Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Soros documentarista

FESTIVAL DE SUNDANCE

O ator Robert Redford apresentou no dia 13, em Park City, no estado americano de Utah, uma nova fundação que pretende estimular a produção de documentários. A iniciativa conta com US$ 4,6 milhões doados pelo megainvestidor George Soros. Redford, que promove o já tradicional Festival Sundance, de filmes independentes, disse que finalmente pôde ir mais fundo no compromisso de incentivar a produção de documentários. Todos os anos, o festival apóia filmes do gênero para que pelo menos 16 participem da competição. Diane Weyermann, diretora do programa internacional de produção de filmes de Sundance, disse que os US$ 4,6 milhões doados pelo Open Society Institute de Soros ao longo de quatro anos incentivarão 50 projetos por ano.

Redford lançou também um novo canal de TV a cabo, que passará exclusivamente documentários. O ator já produziu diversos documentários, entre eles um sobre o Parque Nacional Yosemite e outro sobre as populações indígenas dos Estados Unidos, como conta Bob Tourtellotte [Reuters, 13/1/02].

"Ninguém quer financiá-los, ninguém quer exibi-los. Mas a maioria das pessoas que não quer financiar nem exibir diz aos documentaristas: ?Você precisa fazer esse filme. É uma idéia nobre?, disse Redford. Bem, nobreza não tem muito lugar nesta indústria que é só negócio."