Monday, 16 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1305

"Starmedia prepara reestruturação", copyright TCInet (www.tcinet.com.br), 10/05/01

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"A Starmedia deve anunciar mais mudanças por aqui. Segundo fonte próxima a empresa, que preferiu não se identificar, o portal estaria demitindo mais pessoas no Brasil e em outros países até o final deste mês, devido aos resultados financeiros pouco expressivos. Daqui a alguns minutos, a Starmedia vai divulgar seu balanço referente ao primeiro trimestre fiscal do ano de 2001.

Além disso, ainda de acordo com a fonte, o vice-presidente sênior do portal, Peter Blacker, deve deixar a empresa nos próximos dias. Blacker é quem comanda as vendas em todo o mundo e foi um dos primeiros executivos a integrar a Starmedia. Foi responsável pelos mais importantes contratos publicitários da pontocom. A possível saída de um executivo desse porte pode abalar a credibilidade da companhia para com os investidores.

A fonte ainda afirmou que a Starmedia deve transferir em breve grande parte de suas operações para o escritório do Rio de Janeiro, mantendo em São Paulo apenas a área comercial. A medida visa reduzir os custos operacionais no país.

Procurada pelo TCInet, a Starmedia Brasil não confirmou as informações e não quis comentar o assunto."

"O Zip.net, portal do grupo Portugal Telecom, anunciou ontem que está demitindo 30% de sua equipe de 250 funcionários no Brasil para se adequar à fusão com o Universo Online (UOL).

A Portugal Telecom adquiriu 17,93% do capital votante do UOL em fevereiro e, como parte do pagamento, repassou para o UOL Inc. todos os ativos do Zip.net.

Segundo o comunicado da empresa, a marca e as operações do Zip.net serão mantidas, apesar de já estar definida a transferência da equipe para o prédio do Universo Online, na Avenida Faria Lima, em São Paulo. ?Mas as empresas – Zip.net e BOL -mantêm as suas identidades?, informou Tonico Pereira, presidente do Zip.net.

A redução, segundo o comunicado, visa eliminar os cargos em duplicidade entre os dois portais. ?Foi um corte linear que atingiu todas as áreas da empresa?, disse Pereira. Segundo ele, algumas pessoas serão realocadas em outras funções dentro do grupo Portugal Telecom, mas elas fazem parte dos 30% que estão sendo cortados.

De acordo com o executivo, as demissões foram necessárias para que a empresa pudesse se adequar à estrutura do UOL. ?Estamos nos agrupando a um gigante.? Pereira descartou novas demissões. ?Nossa opção foi fazer os cortes de uma vez só.?"quot;

"A operadora Brasil Telecom assinou ontem parceria com a empresa Escol@24horas, um serviço de educação pela internet, com previsão de faturamento de R$ 106 milhões anuais. A operadora de telefonia vai facilitar o acesso de escolas e alunos ao serviço educacional, abrindo uma linha de financiamento, através de seus fornecedores, para equipar as instituições com linhas telefônicas e computadores. O financiamento vale também para os alunos.

A Escol@24horas atua em 20 Estados brasileiros. Mas a parceria com a Brasil Telecom se restringe aos nove Estados e ao Distrito Federal, que formam a área de atuação da operadora de telefonia. Além do financiamento, a Brasil Telecom oferece a instalação de uma segunda linha telefônica sem custo de habilitação. O universo potencial da região compreende 4.400 escolas e 860 mil alunos.

A Escol@24horas tem como sócio o International Finance Corporation (IFC), agência do Banco Mundial voltada a empresas privadas. Há um ano, o Banco Mundial avaliou a Escol@ em US$ 13 milhões, e comprou 25% de seu capital, por US$ 3,25 milhões.

De acordo com o presidente da empresa, Severino Felix da Silva, o serviço atende atualmente cerca de 1 milhão de estudantes do ensino fundamental de 368 escolas no Brasil e duas no Japão (voltadas para os brasileiros). Em agosto, também em sociedade com o IFC, a empresa se instala no México.

?Conseguimos a parceria com o Banco Mundial porque temos um modelo de receita ? , diz Silva, ao fazer a diferença da Escol@24horas com outras empresas virtuais ou portais de educação. A receita gerada por cada estudante gira em média em R$ 8,00 por mês. Entre as escolas atendidas pela empresa, que mantém uma equipe de 150 professores se revezando 24 horas por dia, estão algumas das mais conhecidas do país, como os colégios Santo Inácio, Santo Agostinho, São Bento e a rede de colégios salesianos.

?Trata-se de uma iniciativa pioneira no setor da educação ? , diz o gerente de marketing corporativo da Brasil Telecom, Denis Ferreira. Segundo ele, a operadora também vai fornecer soluções e planos específicos para atender as necessidades de cada uma das escolas."

"O diretor do Terra Lycos, Marcelo Lacerda, acaba de confirmar ao IDG Now! que o serviço de acesso gratuito do provedor será descontinuado de maneira gradual. De acordo com a diretora geral do Terra Lycos no Brasil, Silvia de Jesus, o processo será feito em duas etapas: a partir de amanhã, o provedor não estará mais aceitando novos cadastros e os usuários ainda terão 30 dias para utilizar o serviço.

Segundo Silvia, o provedor vai oferecer dois meses gratuitos do serviço pago para que os assinantes testem a qualidade e optem pelo acesso do Terra. ?Há uma diferença muito grande na qualidade dos acessos pago e gratuito?, afirma. ?O serviço de acesso gratuito nasceu em um momento de euforia?, comenta a executiva. A idéia é reverter em assinantes pagos cerca de 25% dos usuários ativos do serviço de acesso gratuito.

Batizado de Terra Livre, o serviço foi lançado em janeiro do ano passado e também oferece e-mail, 10 MB de espaço para hospedagem de home page e 10 MB de disco virtual para armazenar todos os tipos de arquivo. O Terra Livre está disponível em 14 cidades, enquanto o serviço de acesso pago está presente em 220 cidades.

Em setembro do ano passado o modelo de Internet gratuita fez a sua primeira vítima de peso no Brasil, com o encerramento das operações do Super11.net. No mês seguinte foi a vez do UOL, que anunciou o final de seu braço de acesso grátis, a NetGratuita. Em janeiro passado, depois de muita especulação, o Gratis1.com confirmou o fim de seu serviço de acesso gratuito à Internet em toda a América Latina. O Cidade Internet, provedor e portal horizontal que o grupo de mídia argentino Clarín detém no Brasil, perdeu quase 90% dos assinantes de seu serviço de conexão à Internet quando encerrou seu plano de acesso gratuito, no início de janeiro, e passou a cobrar pelo acesso. De pouco mais de 150 mil clientes do serviço gratuito, cerca de 18 mil migraram para o plano de acesso cobrado – menos de 12% do total.

Em outubro de 2000, a IDC (International Data Corporation) declarou que apenas dois ou três provedores de acesso gratuito no Brasil sobreviverão até o final de 2001. Na época, o instituto de pesquisa ressaltou que apesar da maioria estar associada aos grandes provedores pagos, todos têm de lutar contra a falta de retorno financeiro, de acesso e de publicidade. Provedores como o iG, Tutopia e BrFree, no entanto, ainda oferecem acesso gratuito."

"O tempo das vacas magras ainda não acabou para a StarMedia, uma das maiores empresas de internet do planeta e primeira a difundir (em Wall Street) a idéia da comunidade latino-americana. Ao divulgar seu balanço negativo dos primeiros meses do ano, o CEO Fernado Espuelas anunciou que o portal promoverá cortes de 25% de seu pessoal em todo o mundo, para tentar atingir o break even no fim do ano.

Apesar dos cortes, Espeulas negou que a Starmedia vá fechar qualquer escritório nos 10 países em que atua. A empresa relatou perdas de 31,2 milhões de dólares, ou 46 centavos por ação. No ano passado, a perda por ação foi de 54 centavos de dólar. Analistas de Wall Street previam perdas de 51 centavos por papel, segundo cálculos da Thomson Financial.

O faturamento cresceu com relação ao mesmo período do ano passado (de 10,1 milhões de dólares para 16 milhões de dólares), embora tenha caído se comparado com o do último trimestre de 2000, época que inclui as festas de fim de ano. Neste período, foi de 20,1 milhões de dólares."

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