Tuesday, 19 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Sítio público, dinheiro privado

E-NOTÍCIAS

BBC

A BBC, emissora pública inglesa, vai contar com financiamento privado a partir de junho, aceitando anúncios em seu novo sítio de notícias internacionais. O sítio será hospedado no servidor nova-iorquino da BBC e terá norte-americanos como público-alvo.

A possibilidade de que o sítio sustente banners causou furor dentro da BBC. A matéria de Bernhard Warner e Chris Nuttall [The Industry Standard, 22/1/01] diz que esse será a primeira vez em que a BBC Internet, fundada como empresa pública, recebe dinheiro proveniente da publicidade.

Desde o primeiro serviço online da BBC, em 1997, os chefes da corporação determinaram a exclusão de anúncios. No entanto, com a ordem comercial introduzida pelo novo diretor geral Greg Dyke, executivos foram forçados a investigar como obter o maior financiamento possível à BBC online.

Os efeitos da nova empreitada serão sentidos também nos Estados Unidos. Emissoras americanas como CNN, MSNBC e ABC News terão que competir por anúncios em seus websites, enfrentando o nome mais reconhecido em notícias internacionais. Quarenta por cento da audiência da BBC News vêm de fora do Reino Unido, o que atrai ainda mais anunciantes em um sítio voltado a reportagens internacionais.

THE NEW YORKER

A renomada revista norte-americana The New Yorker, conhecida por ter o melhor texto do jornalismo no país, voltou a seus projetos de ir ao vivo à internet em fevereiro. As informações são de Keith J. Kelly [The New York Post, 26/1/01].

Steve Florio, CEO da Conde Nast, mudou o edital que atrasaria o ingresso da edição eletrônica da revista de fevereiro para o segundo semestre de 2001. Os planos de pôr na rede outros títulos da companhia continuam previstos para a segunda metade deste ano.

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