Tuesday, 07 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1319

Sufoco entre o pãozinho e o café

BOM DIA, BRASIL

Humberto Crivellari (*)

Mesa posta, simples, mesa de pobre. Pãozinho, café, leite, manteiga e um queijinho com goiabada. Queijo mineiro e goiabada cascão de Ponte Nova, que ainda é a melhor de todas. TV ligada, sirvo-me de café. E explode a rebelião numa Bangu numerada, dessas que tem por aí. Deve ser pobreza de nomes, botam número, Bangu 1, 2, 3 sei lá até onde vai. Bem, mas como ia dizendo, ocorrem várias mortes, incêndios em colchões (deve ser bom fornecer colchão para penitenciárias. Tudo é lucro, dizia um programa humorístico de antigamente, não é lucro para você, mas é lucro para o fabricante…). E aparecem homens pelados ou semi, e guardas descendo a borduna, e o diretor afirma que a penitenciária é bem-administrada, e vem sempre um juiz para servir de mediador, e a culpa, é claro, é de um beira-mar qualquer.

E pego o pãozinho. E prendem um pai estuprador que estuprou três filhas menores de 8, 9 e 10 anos, e aparece um monstro algemado com cara de tarado imbecil. De bate-pronto, (expressão acho que ainda em uso na narração de jogos de futebol), como que para nos vingar, vem a notícia do filho que matou o pai porque este não queria que ele namorasse a moça que ele namora e por isso a vida do rapaz estava ficando insuportável e ai vem um psicanalista que explica que filho não deve matar pai, que se o faz é por causa de um ódio reprimido contra a autoridade e que aquilo é a reprodução moderna do festim tribal em que se matava o pai e se comia sua carne para adquirir suas qualidades. Ahn, bem… Ainda bem que a policia chegou a tempo! A tempo de impedir a segunda parte, aquele negocio de comer o velho… Ou será que o filho não podia comer sem matar? Vocês estão me entendendo, não?

Bem, corto o pãozinho ao meio. E são saqueados cinco mercearias no Rio, 20 ônibus são saqueados e queimados em São Paulo e apenas três vans em Belo Horizonte, que Belo Horizonte é menor que São Paulo, e há que se resguardar a proporção. E os traficantes atacam um forte do Exército e só não roubam o arsenal inteiro porque o arsenal estava vazio, vivemos tempos de verbas muito escassas, dinheiro mesmo só na mão de traficantes e de senadores ladrões. Não, não falaram nada do Jader Barbalho, estava só lembrando. E passo manteiga no pãozinho e fico sabendo que o dólar despencou um por cento, a bovespa subiu outro um por cento e o risco Brasil caiu! Fico aliviado, o risco caiu, já posso deixar meus filhos chegarem ao portão de minha casa sem perderem os tênis, mas acho que não é por aí, não, o tal de risco que caiu é para grana de estrangeiro especulador.

Última notícia

Mesmo assim, penso, é bom, mas aí vem Dona Míriam e explica que não é para ficar eufórico inda não porque o Lula vai ter que enfrentar o Congresso e que lá o buraco é mais embaixo e o risco pode ficar lá em cima de novo! Ahn, que alívio, já estava pensando em ficar otimista.

Tomo um gole de café. Argh! Na confusão esqueci de botar o adoçante. Ponho. E o governo suíço (!!!) está investigando mais 60 fiscais do Rio com seus depósitos de milhões de dólares, e é engraçado porque esse dinheiro não saiu de nenhum laboratório corruptor, vai ver é até dinheiro falso, vai ver é caixinha de natal, ou foi obtido com a venda de CDs piratas de Dona Ivete Sangalo. Uma fatia de queijo, bem fininha, está tudo tão caro, e fico sabendo que quando o dólar sobe tudo acompanha, mas que quando o dólar cai nada cai junto, que é para não ter que aumentar de novo quando ele tornar a subir… E parece que os americanos levaram nossos traficantes para o Iraque, é saque para todo lado, a coisa lá está feia, está melhor, é claro, do que antes, quando estava tudo inteiro e no lugar, mas o Saddam tinha terríveis armas químicas, de destruição em massa, e parece que ele fugiu levando tudo com ele. As armas, as centenas de mulheres e amantes, os filhos e os móveis dos palácios!!! Os palácios não tinham móveis, eu vi muito bem. Que tipo de luxo besta, lá o dele.

Bem, comi meu paõzinho, tomei meu café e saio reanimado para enfrentar a greve de ônibus, digo, para enfrentar a vida. Ahn, uma última notícia: meu time perdeu e o BBB vai voltar. Bom dia, Brasil.

(*) Neurologista em Belo Horizonte