Tuesday, 14 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1320

Supermercado de ensino aceita analfabetos

FÁBRICAS DE DIPLOMA

Victor Gentilli

Analfabeto, Severino da Silva, padeiro de 27 anos, freqüenta regularmente um curso de alfabetização. Ainda está nas primeiras letras. Mas, a convite do Fantástico, com uma câmera oculta ? dispensável ?, fez o vestibular para o curso de Direito da Universidade Estácio de Sá.

No teste de múltipla escolha, Severino foi revezando as respostas A e B. Para o curso de Direito, a redação era obrigatória. Severino alegou não estar passando bem e entregou a redação em branco. Não podia fazer outra coisa. Afinal, ele não sabe escrever.

Mesmo assim, Severino não só foi aprovado no vestibular, como fez 2.562 pontos e obteve o 9? lugar na classificação.

Esta foi a matéria de capa da edição do Fantástico do dia 9 de dezembro, disponível no site do programa, e também rendeu boa suíte no jornal O Globo, edição de 10 de dezembro.

A Rádio CBN, nos programas comandados por Heródoto Barbeiro, comentou por várias vezes o caso.

Se a Estácio de Sá já se mostrou incapaz de receber o atributo de universidade, pelas palavras ostensivamente ditas por seu fundador na Folha Dirigida, depois reproduzida por diversas publicações [ver remissão abaixo], agora mostra-se absolutamente incompetente. Na entrevista de seu fundador, ele dizia que pesquisa é bobagem e que não acredita em educação ? apenas da Estácio.

A Estácio de Sá hoje é a maior universidade do Rio de Janeiro, com mais de 60 mil alunos, superando de longe a UFRJ e unidades (quase escrevo campi inadvertidamente) em várias regiões da cidade e filiais em diversos estados do país.

Na edição de 14 de novembro deste ano, o jornalista Carlos Eduardo Palhano publicou no Observatório matéria sobre um trabalho que realizou mostrando a farsa dos sistemas de seleção e ingresso das instituições de ensino superior do Rio de Janeiro. Foi a partir das informações de Palhano que o Fantástico decidiu fazer a matéria.

O Fantástico terminou confirmando o Observatório.

Leia também

? Carlos Eduardo Palhano

? Entre Aspas (rolar a página)

? Victor Gentilli

? V. G.