MÍDIA INDEPENDENTE
Criado após os protestos em Seattle contra a Organização Mundial do Comércio, o Centro de Mídia Independente (Indymedia) se espalhou por mais de 50 cidades em todo o mundo. Cada comunidade edita um sítio de internet próprio, que cobre manifestações, casos de violência policial, questões ambientais e outros temas. Nas páginas, qualquer visitante pode publicar comentários ou matérias. Recentemente, um texto no sítio de São Francisco (EUA) causou problemas aos organizadores do centro.
O teor da mensagem lembrava o da maioria dos comentários. A diferença estava no começo: "Olá a todos, meu nome é Andy. Eu matei um policial em Red Bluff, Califórnia…". Mais tarde, a polícia declarou ter prendido um homem que seria o autor do texto e estaria alardeando um crime que realmente cometeu. Os visitantes e colaboradores do Indymedia mostraram-se preocupados com a reação da imprensa conservadora, temendo que ela acusasse a página de incitar crimes contra as autoridades. O sítio mantém uma seção especial que reúne protestos contra a polícia, depoimentos de vítimas e um monitor de casos de tortura em prisões californianas.
Segundo Dan Fost [San Francisco Chronicle, 28/11/02], um dos coordenadores do sítio, o fotógrafo Peter Maiden, descarta a possibilidade. "Somos uma publicação progressiva, comunitária, e não extremistas, que incitam esse tipo de coisa. Mas tivemos uma grande surpresa com esse homem… o que ele fez".