Edição de Marinilda Carvalho
É um grande contentamento ver leitor espinafrar os "jornalistas de mercado", para usar a expressão de Bernard Cassen, do Le Monde Diplomatique.
O jornalismo econômico na grande mídia é seguramente o mais distante da realidade dos leitores, porque a maioria dos editores e colunistas se dedica a acompanhar e a expressar interesses, temores e ameaças do mercado e da equipe econômica. Um público seleto que nem compra jornal: autoridades econômicas e grandes empresários são ano após ano mimoseados com assinaturas gratuitas.
A carta do leitor José Renato M. de Almeida, de Salvador, é um belíssimo exemplo de espinafração em coleguinhas da área econômica ? porta-vozes submissos dos recados do governo, especialmente nesses casos gravíssimos que afetam a vida do leitor comum, como a correção do FGTS e a mudança nas regras do jogo para a compra da casa própria.
Pau neles, leitor!
Vera era o estímulo, a esperança, a vitória, a conquista, o exemplo, o próprio paradigma, a realidade para nós, relações públicas.
Mayra Franceschi, relações públicas, professora da UCDB/MS
Leia também
Bafafá sem limites ? Alberto Dines
Vera Giangrande ? "Vera Vive" ? Paulo Nassar
Use o e-mail para nos mandar sua contribuição
Para garantir a publicação de sua correspondência, use correio eletrônico. Críticas e denúncias contra veículos de comunicação citados nominalmente serão submetidas aos mesmos, para que tenham oportunidade de resposta simultânea à publicação da crítica ou denúncia.