O ECO E O OBJETO
Jornalistas, de Vitor Sznejder, Editora Mauad, Rio, 2003; R$ 24; tel. (21) 2533.7422; e-mail <mauad@maud.com.br>; lançamento em 7 de maio na Livraria da Travessa, Rio
O jornalista Vitor Sznejder mostra as faces dos jornalistas e aponta para as novas gerações os caminhos de alguns dos mais experientes profissionais da mídia contemporânea. São 7 os jornalistas entrevistados para o livro a ser lançado em 7 de maio, na Livraria da Travessa (Rua Visconde de Pirajá, 462-A ? Ipanema ? Rio) ? volume que une formação e informação, trajetórias, tendências, opiniões e perfis.
Os entrevistados são Evandro Carlos de Andrade, que o autor considera ou seu founding father como jornalista profissional e a quem dedica o livro, o americano Jonathan D. Beard, Luiz Garcia, Merval Pereira, Mino Carta, Ricardo Boechat e Rodolfo Konder. Alberto Dines assina o prefácio [leia abaixo] em que assinala ser Jornalistas "uma ponte entre tempo e espaço; é meio e mensagem, eco e objeto".
Com cuidado e atenção, podem ser observados imagens e reflexos, ressonâncias e confissões na construção dos rumos de cada personagem. As entrevistas exclusivas de Sznejder oferecem a oportunidade única de um olhar pleno sobre um expressivo conjunto de profissionais da mídia.