FORUM DE PROFESSORES
Marcia Benetti Machado (*)
Porto Alegre é o destino de quem ensina e estuda Jornalismo no país de 28 a 30 de abril de 2002. A capital gaúcha sediará o V Forum Nacional de Professores de Jornalismo, em promoção conjunta das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM).
Com o slogan "Ética no jornalismo, qualidade no ensino", o evento vai trazer uma grande conferência e um painel sobre o tema. Que profissionais as escolas estão formando? São qualificados? São éticos? Como se relacionam com as fontes? O que deve ser revisto no ensino para que se possa apontar para um Jornalismo exercido com rigor, compromisso e ética?
O IV Fórum, que ocorreu em Campo Grande neste ano, definiu que o caráter do evento deveria ser o de um espaço para debate do ensino de Jornalismo e troca de experiências. É com esta feição que o evento está sendo planejado, e seu sucesso dependerá da participação dos docentes de todas as regiões do país.
Haverá quatro Grupos de Trabalho:
** Projetos Pedagógicos ? coordenado pelo professor Victor Gentilli, vai debater as diretrizes para um ensino qualificado e os projetos pedagógicos das instituições;
** Atividades de extensão ? coordenado pela professora Sandra de Freitas, vai discutir os projetos de extensão dos cursos de Jornalismo e as experiências de intervenção nas comunidades;
** Pesquisa na graduação ? sob a coordenação da professora Carmen Pereira, debaterá a produção de monografias de Jornalismo, os projetos de iniciação científica e a reflexão teórica derivada da pesquisa;
** Produção laboratorial ? cujo coordenador é o professor Gerson Martins, será o local de apresentação dos produtos laboratoriais em todas as áreas: impresso, rádio, TV e internet.
Esses grupos só cumprirão seu papel de discutir o ensino se os professores se dispuserem a trocar experiências. Para isso, o dia 4 de fevereiro de 2002 foi estabelecido como prazo para que os docentes enviem, ao coordenador do GT escolhido, um resumo de até 15 linhas. Não será necessário preparar um texto, basta o resumo. É por meio dos resumos que os coordenadores farão a organização dos grupos. Em breve os endereços dos coordenadores serão divulgados.
Foi definido também que os coordenadores têm até 4 de março para divulgar a relação dos trabalhos aceitos, para que os participantes tenham tempo para solicitar apoio em suas instituições.
A página do Fórum na web [veja abaixo] está em processo de reestruturação. Logo ela terá todas as informações sobre o evento e a agência de viagens já contratada para facilitar a ida a Porto Alegre. E em pouco tempo haverá também outras definições, como os nomes do conferencista e dos painelistas.
A organização local está sob a responsabilidade da professora Sandra de Deus, da UFRGS. Quem quiser receber mais informações deve enviar seus dados para o endereço eletrônico da coordenadora <sandra.deus@ufrgs.br>, para inclusão no mailing list do Fórum. Informações poderão ser obtidas também pelo telefone (51) 3316-5164, da Agência de Relações Públicas do curso de Comunicação da UFRGS.
Vale lembrar que a participação de jornalistas profissionais e estudantes é bem-vinda e certamente vai enriquecer a discussão. A Fenaj, parceira do evento, vai distribuir as informações aos sindicatos.
O Fórum é também um marco para o curso de Jornalismo da UFRGS, instituição que fará 50 anos em 2002. Apesar da longa greve das federais, o V Fórum Nacional de Professores de Jornalismo está em andamento e seu sucesso vai depender essencialmente da disposição dos docentes para trocar experiências, angústias e soluções.
(*) Jornalista, diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, e-mail <marcia.machado@ufrgs.br>
Veja também