Saturday, 07 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1304

Track, novidade para trintões

REVISTA SOBRE MÚSICA

A maioria das revistas de música americanas cobre artistas e estilos que agradam aos mais jovens. A razão disso é que os anunciantes preferem esse público, que compra mais produtos supérfluos. A revista Track, que está sendo lançada agora, investirá, no entanto, nos leitores de mais de 30 anos. A aposta dos criadores Alan Light e John Rollins, veteranos do jornalismo musical, é de que a indústria fonográfica dará atenção especial à publicação, já que as pessoas de mais idade são as que ainda compram CDs em vez de baixarem músicas da internet.

As estatísticas demonstram que a dupla pode estar certa. Há cinco anos, os maiores de 30 anos compravam 49,6% dos discos. Hoje, correspondem a 56% desse mercado. "O setor adulto deste negócio é amplamente à prova de download e gravador de CD", atesta David Weyner, gerente geral da Arista Associated Labels, divisão da gravadora Arista especializada nos ouvintes mais velhos. "Acho que há espaço para uma revista que selecione seu alvo e seja capaz de alcançar um público adulto sofisticado".

Track é uma empreitada independente de Light e Rollins, que têm revistas como Spin, Rolling Stone e Vibe em seu currículo. Eles têm apenas US$ 5 milhões para investir e, por causa disso, a tiragem inicial será de 100 mil exemplares. Em 2004, devem sair cinco edições. No primeiro número estão nomes como Sting, Ryan Adams e Robert Plant. Das 65 páginas de publicidade vendidas, 50 são de discos (em comparação, na Rolling Stone essa proporção é de apenas 4%). Com informações do New York Times [10/11/03].