FOLHA E CANDIDATOS ? II
Prova de que o jornalão da Barão de Limeira encampou a candidatura de Ciro Gomes foi a cirurgia sofrida por uma pequena notícia do dia 20 de fevereiro, à pág. A 4, entre a edição nacional (a primeira que roda) e a edição local (mais completa, destinada aos assinantes).
A notícia tinha o seguinte título: "Globo proíbe atores de atuar em campanhas". Na primeira versão, a notícia terminava com a seguinte frase: "A atriz Patrícia Pilar, por exemplo, teria de optar entre apoiar o namorado Ciro Gomes (PPS), candidato à Presidência, ou participar da próxima novela".
Na última edição daquele dia, alguma alma caridosa percebeu que a notícia poderia contrariar determinações "de cima" e criar embaraços à queridinha do queridinho. Podaram a informação.
A atriz até agora não subiu nos palanques do namorado mas está conseguindo levá-lo às primeiras páginas dos jornais graças ao tratamento contra o câncer a que está sendo submetida. A notícia original chamaria a atenção para o seu indireto desempenho eleitoral. O corte tornou evidente a intervenção protetora.
Há gente capaz de dar conta da indigesta tarefa de ler as duas edições da Folha no mesmo dia. Desta vez, deu frutos.