MÍDIA NO IRAQUE
Uma semana após George W. Bush e Tony Blair prometerem aos iraquianos o fim do regime de Saddam Hussein, os moradores de Bagdá finalmente estão começando a receber a mensagem. O discurso de inauguração do novo canal de TV, chamado Nahwa al-Hurrieh ("Rumo à Liberdade"), foi ao ar quando quase toda a capital estava sem acesso à rede elétrica. Apenas os locais com gerador puderam sintonizar o canal. Mesmo assim, o sinal era fraco.
A nova emissora apresenta um programa intitulado Iraque e o mundo, que noticia como a cidade de Bagdá está após as tropas americanas assumirem o controle da capital.
Outros programas, produzidos em Londres, também falam da posição de jornais árabes na guerra, esportes e previsão do tempo. Informações de Hassan Hafidh [Reuters, 15/4/03].
Fonte americana
O programa Iraque e o mundo será produzido pelo governo americano e terá duas horas de programação original e 3,5 horas de material das redes ABC, NBC, CBS, Fox e PBS, traduzido para o árabe.
Segundo Gail Chaddock [Christian Science Monitor, 21/4/03], a CNN se recusou a participar alegando não ser apropriado uma empresa jornalística internacional se associar à Casa Branca.
Josh Getlin [Los Angeles Times, 15/4] conta que o projeto será tocado por Norm Pattiz, presidente da cadeia de rádios Westwood One e conselheiro da agência federal que controla a Voz da América.