INTERNET
Luciana Couto e Vinícius Mansur
Já está na rede o EnFormação. Um site criado por alunos de Comunicação Social da UFES com o objetivo de formar uma comunidade de estudantes de comunicação na internet.
A idéia é organizar um espaço em que os futuros comunicólogos possam expor seus trabalhos (textos, fotografias, desenhos), buscar informações, trocar experiências, entre outras coisas.
Aproveitando a interatividade que a internet permite, os links do EnFormação abrem espaço para a integração entre os estudantes de todas as regiões do país de uma maneira bem descontraída. Nele, o internauta encontra jornal online, entrevistas, links para sites ligados à comunicação do Brasil e do mundo, diversas dicas e trabalhos inéditos.
Quem se cadastra pode aproveitar todos os serviços, além de poder optar por receber informativos quinzenais via e-mail e participar do grupo de discussões. Tudo inteiramente grátis.
BAHIA
Eliane Costa
A Rede de Comunicação (REDECOM), uma lista de discussão que pretende integrar as faculdades de Comunicação da Bahia, terá seu lançamento oficial no dia 14 de setembro, às 19h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Em encontro realizado durante a SBPC, os representantes de oito das 13 instituições, que oferecem cursos na área de comunicação no estado, iniciaram as discussões em torno da criação desta rede, que pretende aproximar as instituições públicas e privadas para o compartilhamento de idéias e projetos.
A proposta, apresentada pelo professor Albino Rubim, da Faculdade de Comunicação da UFBA e aprovada pelos presentes, tem como ponto principal para a REDECOM o objetivo de fortalecer academicamente a área de comunicação na Bahia, desenvolver e aprimorar o ensino e as pesquisas na área, além de promover o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições baianas, promovendo encontros e seminários em que os estudantes e os professores de Comunicação possam mostrar e conhecer a produção dos pesquisadores em comunicação no estado.
No primeiro encontro dos representantes em setembro serão discutidas as semelhanças e diferenças entre as diversas instituições e habilitações oferecidas na Bahia. Na reunião de estiveram presentes os representantes da Universidade Católica de Salvador, das Faculdades Integradas da Bahia, da Universidade do Estado da Bahia, da Universidade da Bahia, da Universidade do Sudoeste Baiano, da FTC, Faculdade de Tecnologia e Ciências, da Faculdade Hélio Rocha , além de aproximadamente 10 estudantes de Comunicação de diversas faculdades.