PROPRIEDADE DA MÍDIA
O governo britânico autorizou a fusão das companhias Granada e Carlton, donas da rede ITV. Com isso, surgirá uma nova empresa que poderá rivalizar com as emissoras BBC e BSkyB, tornando-se a terceira grande força no mercado de televisão do país. O valor do negócio é de quase US$ 7 bilhões.
A união foi considerada prejudicial ao interesse público porque Carlton e Granada dominam, juntas, 52% do mercado de publicidade de TV. Foram frustrados os esforços de emissoras concorrentes e anunciantes, que haviam pressionado para que o negócio não tivesse autorização. Contudo, a secretária do Comércio e da Indústria, Patricia Hewitt, anunciou que será feito um contrato que fixa os preços de veiculação de propaganda e os atrela à audiência da ITV ? ou seja, menor público significará redução nos valores cobrados.
Segundo The Financial Times [7/10/03], com a nova Lei de Comunicações que entra em vigor ainda este ano no Reino Unido, está aberto o caminho para que alguma companhia americana ? como a Viacom, proprietária da CBS, ou o grupo de investimento Saban Capital Group ? compre a ITV. Elas já manifestaram interesse, mas consideram o preço muito elevado.