5 MILHÕES DE USUÁRIOS
Alberto Dines
No sábado, 13/4, o portal de notícias do Universo OnLine comemorava na rubrica "Mundo Digital" a marca de 5 milhões de usuários domésticos. Um feito.
Em troca, estava oferecendo a seus milhões de usuários uma "instabilidade" no envio e recebimento de e-mails que prolongou-se durante cinco dias.
Onde se lê "instabilidade" entenda-se a) impossibilidade absoluta de receber mensagens, b) impossibilidade de enviar como receber mensagens ou, c) impossibilidade de enviar mensagens apenas. Em qualquer das três hipóteses o eufemismo "instabilidade" significou algum tipo de impossibilidade de comunicação com evidentes prejuízos morais ou materiais, quebra de confiança na rede e perigoso retrocesso.
O pior no episódio é que se trata de uma empresa pertencente a um poderoso conglomerado de comunicação que tratou a pane com o mais absoluto descaso em matéria de informações.
Sabendo que os serviços de suporte não dariam vazão às ligações dos usuários desesperados, a empresa poderia ter publicado um aviso nas edições de fim de semana da Folha de S.Paulo, que pertence ao mesmo grupo. Isso, no entanto, seria a admissão pública de que a festa dos 5 milhões de usuários acabou em fiasco.
O UOL preferiu o silêncio: o fiasco pareceu ainda maior.