E-NOTÍCIAS
ASPAS
CONTROLE DO UOL
"UOL faz reestruturação acionária", copyright iG.com <www.ig.com.br/ig.com>, 17/11/00
"O Universo Online (UOL) Inc., decidiu mudar sua estrutura societária nesta quinta-feira para tornar a Folha da Manhã S/A o acionista controlador do provedor.
Segundo o diretor Ricardo Florence, a idéia é facilitar a estréia do provedor no mercado acionário (sigla IPO, em inglês), que deve ocorrer em seis meses.
A Folha da Manhã S.A. e a Editora Abril eram acionistas do UOL Inc. por meio da empresa IHK, da qual detinham 70% e 30% do capital votante, respectivamente.
Com a reestruturação, a IHK é dissolvida e a Folha e a Abril passam a ter participação direta no UOL Inc., na mesma proporção que tinham anteriormente. ‘Isso torna a Folha acionista controladora da companhia diretamente, com 70% das ações ordinárias do UOL’, diz Florence.
O diretor do UOL disse ainda que foram criadas classes de ações preferenciais sem direito a voto, nos quais estão os demais acionistas do grupo, como fundos de ‘private equity’, além de dois acordos de conteúdo feitos na Colômbia e Venezuela, que têm participação em UOL Inc.
A reestruturação societária definiu também a distribuição do conteúdo editorial da Abril. O provedor terá exclusividade para publicar o material da editora por mais dois anos e, segundo Florence, depois desse período, a Abril terá autonomia para definir o uso de suas revistas na rede mundial de computadores.
De acordo com Florence, o UOL Inc. deve divulgar até o final deste mês as demostrações financeiras referentes ao terceiro trimestre de 2000."
"UOL quer lançar ações em 6 meses", copyright Valor Econômico, 13/11/00
"O presidente do UOL Inc., Luís Frias, afirmou que a empresa deverá realizar sua oferta pública inicial de ações na Nasdaq (IPO, na sigla em inglês) em, no máximo, seis meses.
Frias disse, durante anúncio da venda da AcessoNet para a Embratel, na sexta-feira, que a capitalização da empresa com o fechamento do negócio cria uma motivação adicional para a ida ao mercado financeiro – apesar de a transação com a Embratel ter ocorrido independentemente da vontade de se fazer a oferta.
Ele classificou o objetivo do grupo em abrir seu capital como uma ‘busca diária.’
Frias ressaltou que o acordo com a Embratel visa reforçar o foco de cada empresa.
Segundo ele, o UOL, maior provedor de internet do Brasil, reforça seu relacionamento com os clientes e seu desenvolvimento de conteúdo, enquanto a Embratel incrementa sua infra-estrutura de rede.
A companhia vai manter, pelo menos por enquanto, o nome AcessoNet para a empresa.
A companhia, segundo Shamin Khan, vice-presidente de planejamento da Embratel, vai preservar sede da companhia em São Paulo, apesar da matriz da Embratel ficar no Rio.
A NetGratuita, serviço de acesso grátis que o UOL Inc. resolveu fechar, vai continuar funcionando até o fim do mês em grande parte do país. O serviço fecharia suas portas na sexta-feira."
e-Notícias – próximo texto
e-Notícias – texto anterior