Friday, 18 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1310

Veto à TV árabe

GRÃ-BRETANHA

A al-Jazira pode ser vetada na Grã-Bretanha, se as declarações de Osama bin Laden forem julgadas indutoras de racismo ou extremismo religioso. A Independent Television Commission (ITC), que monitora a TV britânica, está de olho no conteúdo da al-Jazira, principalmente no conteúdo veiculado no início de novembro, quando bin Laden estimulou o povo muçulmano a se engajar na guerra santa contra os "infiéis".

Sean O?Neill [Daily Telegraph, 5/11/01] lembra que a CIA teme que os comunicados de bin Laden contenham mensagens em código a terroristas. As autoridades inglesas pedem às emissoras que sejam cautelosas ao transmitir vídeos da al-Qaeda.

Pequenos trechos do último vídeo de bin Laden foram exibidos com comentários editoriais na BBC, na ITN e nos programas noticiosos da Sky. Foi a ministra Tessa Jowell, da Cultura, que anunciou o monitoramento da Jazira. Se estiver em desacordo com as normas da União Européia, reguladas pela Television Without Frontier (TV Sem Fronteiras), a emissora será proibida no país. As normas dizem que as nações da UE devem assegurar o veto "a qualquer incitamento a ódio no tocante a raça, sexo, religião ou nacionalidade."