Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Vietnã censura BBC

TELETIPO

O governo vietnamita bloqueou o acesso à página da BBC em idioma local. Segundo Owen Gibson [The Guardian, 12/11/02], uma nova regulamentação de internet foi introduzida no país em outubro exigindo que os sítios sejam licenciados. A página da BBC em vietnamita, que traz entrevistas com dissidentes do regime, recebe 180 mil visitantes por semana. De acordo com estatísticas oficiais, há 250 mil assinantes no país, mas acredita-se que o triplo desse número use a internet, principalmente nos 4 mil cibercafés existentes no Vietnã.

Mark Chavunduka, jornalista de 37 anos torturado pelo Exército do Zimbábue, morreu em Harare, capital do país. Editor do Zimbabwe Standard, Chavunduka foi detido em 1999 pelas forças armadas ao lado do repórter Ray Choto, autor da reportagem sobre uma suposta conspiração militar para depor o presidente Robert Mugabe. Após ser solto, o editor recebeu tratamento para desordem de estresse pós-traumático nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, pois reclamava dos pesadelos que se seguiam aos espancamentos e choques elétricos sofridos durante a detenção. Segundo a BBC [13/11/02], a causa da morte ainda não foi declarada.

A Chicago Tribune lançou o jornal para jovens Red Eye (veja "Em busca da renovação", em <http://www.teste.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mo131120029.htm>). Muito antes disso, no entanto, a Metro International lançou diários gratuitos em Filadélfia e em Boston, nos EUA, que hoje colocam grandes jornais concorrentes na defensiva. Lucia Moses, da Editor & Publisher [12/11/02], mostra que a circulação do Boston Herald durante a semana caiu 6% em seis meses até setembro. Sua direção atribui a queda, em parte, ao Boston Metro, que existe há um ano e meio, e hoje tem 165 mil cópias diárias distribuídas. O Philadelphia Daily News passou a prestar atenção a que sempre estivesse disponível nos pontos distribuição do Philadelphia Metro. Os dois Metro estão prestes a dar lucro e sua venda de publicidade cresceu 68% no quarto trimestre deste ano com relação a 2001.