Friday, 10 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1320

Vitória do telejornalismo universitário

PRÊMIO LUIZ BELTRÃO

Antônio Brasil

E o Luiz Beltrão vai para? O slogan do maior prêmio do cinema mundial bem que podia ser adaptado no próximo dia 3 de setembro. O Prêmio Luiz Beltrão, espécie de Oscar da comunicação concedido pela Intercom, será entregue nesta data aos vencedores de 2002. E o telejornal Uerj Online vai estar lá, desta vez não apenas fazendo a cobertura jornalística: o projeto foi premiado na categoria Grupo Inovador. Trata-se de um grande privilégio, considerando que no ano passado o vencedor foi o projeto Assessocom, clipping eletrônico de comunicação editado por Daniel Herz, idealizador do fórum pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. Também estamos em boa companhia este ano: a USP recebe o Luiz Beltrão como Instituição Paradigmática, e os pesquisadores José Benedito Pinho Minas Gerais e Antonio Fernando Costella venceram nas categorias Lideranças Emergentes e Maturidade Acadêmica.

Lançado em maio de 2001, o telejornal Uerj Online é o primeiro telejornal online universitário do Brasil e, com pouco mais de uma ano de vida e dois seminários promovidos para discutir a área de telejornalismo online, tem crescido e alcançado visibilidade no país inteiro. O projeto é resultado de muitos anos de produção de telejornais universitários numa universidade privada do Rio de Janeiro e uma longa história de muitos acertos, alguns erros e frustrações. Premiado em sua versão original como projeto experimental pela Expocom da Intercom, em diversas ocasiões foi transmitido nos campi universitários, como um telejornal "do poste", mas ultrapassou as limitações das nossas televisões universitárias e encontrou na internet o meio ideal: produção com linguagem local e visibilidade global.

Congresso em Salvador

O projeto mantém parcerias com o programa Student News, da rede CNN, e com o Observatório da Imprensa, da Rede Brasil de TV. Trata-se de uma ferramenta de ensino poderosa para os professores de Telejornalismo, pois oferece oportunidade para a prática laboratorial nos cursos de Comunicação e visibilidade irrestrita para as matérias produzidas pelos alunos. Além disso, procura não copiar modelos estabelecidos, ao procurar desenvolver sempre novas e ousadas linguagens audiovisuais. Nem todas funcionam, mas incentiva-se sempre a criatividade acima de tudo.

O projeto de telejornal universitário também procura investigar o futuro dos nossos telejornais, com a utilização de novas técnicas, como o videojornalismo e as transmissões ao vivo pela internet. Apesar da falta de recursos e dos problemas técnicos de um meio ainda tão novo, o telejornalismo universitário online insiste em continuar apontando novos caminhos para a nossa prática profissional.

Este prêmio é mais uma demonstração do reconhecimento importante da academia ao projeto universitário do Laboratório de Televisão e Vídeo da Uerj. Conferido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), o Prêmio Luiz Beltrão homenageia um importante pensador pernambucano, pioneiro nos estudos da Ciência da Comunicação no Brasil.

A premiação acontece no dia 3 de setembro às 19h30, em Salvador, no Simpósio Luiz Beltrão de Pesquisa Avançada em Comunicação Social, que terá como tema central Histórias de vida e trajetória intelectual de lideranças comunicacionais, que faz parte da programação do congresso da Intercom deste ano. De 3 a 6 de setembro, em Salvador, estudiosos na área de comunicação ? da graduação ao doutorado ? estarão presentes em palestras, fóruns e workshops, numa confraternização nacional. Estamos muito felizes e agradecidos. Vocês estão todos convidados para a festa. Nos vemos em Salvador.

Página do Uerj Online: <www.telejornalismo.com/tjuerj>