Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

>>Mensalão e eleições

 

 

Mensalão e eleições

Nenhuma eleição é igual a outra, mas neste ano os jornalistas enfrentam a dificuldade adicional de se desdobrar para informar diariamente sobre importantes processos políticos que concorrem por espaço: o julgamento do mensalão e a campanha eleitoral. O repórter Daniel Bramatti, do Estado de S. Paulo, falou ao Observatório da Imprensa sobre esse desafio.

Daniel Bramatti − Realmente nós estamos enfrentando um desafio, não só aqui no Estadão, mas imagino que esse quadro se repita em outros jornais, de disputa de espaço entre dois assuntos muito importantes nesse ano – pelo menos dois assuntos. No caso, o mensalão e a cobertura das eleições municipais. Para complicar, é muito provável que no decorrer da campanha os assuntos acabem se sobrepondo. Certamente, candidatos vão citar a questão do Mensalão, principalmente se houver condenações. Jornal, no papel, nós temos um espaço limitado e certamente nós vamos trabalhar com essa dificuldade de ter que dar destaque a dois assuntos que merecem. O que nos ajuda um pouco nesse aspecto é a existência da internet. Falando pelo Estadão, posso dizer que o nosso aproveitamento no portal é praticamente 100 por cento – todo material produzido é publicado, e isso traz muito informação para os leitores, [informação] que não necessariamente está no papel, mas ela está publicada. Nós teremos também cadernos especiais sobre eleições. No caso de são Paulo vamos ter cadernos que tratem dos problemas da cidade, vamos ter cadernos específicos sobre a questão de como eleger uma câmera de vereadores e outros assuntos, geografia do voto, etc. A questão está colocada é uma questão atípica por conta disso, mas acreditamos que com a internet e com os cadernos especiais vamos ter condições de colocar todas as informações importantes com o destaque que elas merecerem.

O.I. Na segunda-feira (6/8), o jornalista José Roberto de Toledo comentou no Estadão reportagem de Daniel Bramatti onde ele mostrou que o tempo de exposição de um candidato na televisão é fator decisivo na conquista de votos. Bramatti falou sobre a pesquisa em que se baseou a matéria.

D.B. A gente fez uma pesquisa com base nos dados da eleição de 2008 e constatamos uma correlação muito alta entre tempo de TV e voto, ou seja, a parcela do tempo de TV, ela no final das contas se parece muito com a parcela de votos. Se o sujeito tem 25% de tempo de TV, ele vai ter algo parecido lá na frente. Óbvio que há algumas exceções, não é uma ciência absoluta, mas isso mostra como a política hoje gira em torno da imagem. E isso explica um pouco porque os partidos estão tão envolvidos nesse leilão de legendas. Os acordos pré-eleição, eles sempre envolvem tempo de TV. Os partidos grandes engolindo os pequenos, ou até alugando os pequenos, podemos dizer, para criar a exposição dos seus candidatos. Não é uma questão de capricho, como os números mostram, às vezes um minuto a mais ou a menos de exposição, pode definir o futuro do candidato.

O.I. – Nos últimos dias, tem frequentado as páginas o sucesso inicial da campanha de Celso Russomano. Daniel Bramatti entende, porém, que as chances do candidato do PRB serão decrescentes a partir do momento em que entrar no ar o horário eleitoral.

D.B. – O que o Toledo escreveu na coluna é um pouco da questão da despolitização das eleições, o que favorece as celebridades como o Russomano. A gente tem visto observando o resultado de algumas pesquisas que mostram uma alta taxa de rejeição ao candidato José Serra, nos parece que há uma parcela grande do eleitorado que votou já no Serra, que hoje não quer mais votar no Serra, que rejeita o PT, e está à procura de uma alternativa, então o entrevistado pega a cartela dos institutos de pesquisa e vê um nome lá que lhe é familiar, Celso Russomano. Isso pode estar explicando em parte a ascensão desse candidato nesse período que antecede o horário eleitoral. A grande dúvida é se isso vai se manter. Eu acho que vai ser muito difícil que esse caso não mude, porque o tempo de TV existe uma correlação com o voto, mas a causalidade não é estabelecida. Quer dizer, por traz de um alto tempo de TV esta uma maior organização partidária, uma coligação mais forte, provavelmente uma campanha mais bem financiada, e isso tudo tem peso. Todos esses fatores vão agir daqui para a frente contra o Russomano.