Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

A igreja católica e a ditadura militar

O livro Cartas de Esperança em Tempos de Ditadura – Frei Betto e Leonardo Boff Escrevem a Alceu Amoroso Lima (Ed. Vozes, 2015), é uma publicação com cartas que Frei Betto escreveu ao dr. Alceu durante o seu período de prisão no DOI-Codi de SP, na Operação Bandeirantes, e depois no Presídio Tiradentes, ambos na capital paulista.

Facsimile da capa

São cartas de grande importância para a história recente do Brasil, especialmente para se compreender a tensa relação entre o Estado ditatorial e a Igreja Católica que, inicialmente, apoiou o regime para logo depois tornar-se a sua principal oponente.

Alceu Amoroso Lima, com extrema coragem, utilizava trechos destas cartas nos seus diversos artigos no antigo JB e na Folha de S.Paulo, fazendo uma firme e corajosa defesa da liberdade e uma denúncia dos descalabros e torturas que ocorriam nos calabouços militares. É importante conferir.

Ao final, resgatei três cartas que Leonardo Boff, então frade franciscano, enviou ao dr. Alceu, bem como homilias e outras homenagens que o ex-frade franciscano devotou ao pensador católico, inclusive a homilia da missa de sétimo dia de Alceu.

Enquanto este livro era preparado pela Editora Vozes, fiz a inscrição do seu conteúdo no Prêmio Juíza Patrícia Accioli de Direitos Humanos 2014, na categoria “Trabalhos Acadêmicos” e ganhei o prêmio de Menção Honrosa do júri da Escola de Magistratura do RJ.