Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Um marco na ‘social TV’ nacional

Mesmo sem (quase) nenhum incentivo ou estímulo o brasileiro integra o recente fenômeno da social TV com maestria. Deixamos de comentar a programação apenas com quem estava do nosso lado e passamos a dividi-las com o mundo. A adoção da segunda tela fez da experiência de ver TV algo ainda mais dinâmico e social. Capítulos de novela, eventos jornalísticos, qualquer que seja o gênero lá estão os espectadores brazucaspara dar o seu pitaco.

Na final do Big Brother Brasil 13– considerado para muitos o Super Bowl brasileiro – não foi diferente, depois de liderar várias vezes os Trending Topics durante dos três meses de programa, o tão esperado desfecho gerou 310,316 mil menções no Twitter e no Facebook. Segundo o Tribatics, entre as 23h e a 0h foram 150 mil de buzzsobre a vitória de Fernanda Keulla.

Além de mobilizar o público a assistir a programação na hora marcada, a social TV apresenta uma nova forma de publicidade, aquela que reflete fielmente as impressões (muitas vezes imediatas) do consumidor em relação ao produto anunciado. Afinal, ele assiste a propaganda e comenta instantaneamente sem qualquer tipo de intermediário. Na final do BBBas marcas mais populares nas redes sociais foram Chocolates Cacau Brasil, Garnier e Guaraná Antarctica.

26.464 menções nas redes sociais

Lançada pelos próprios espectadores do reality showa hashtag#FernandaCampea foi usada 15.675 vezes no Twitter. Já a clássica #BBB13 gerou um buzz de 59.929. O programa superou em uma noite o número de menções o que o programa Pâniconão atinge durante um mês inteiro.

O buzzda social TV na final do Big Brother Brasil 13atingiu seu pico no instante em que em Pedro Bial anunciou a vencedora da edição, às 23h42 Fernanda conseguiu em um minuto gerar 5,389 menções no Twitter. Depois o buzzsó aumentou alcançando seu máximo às 23h45 – com a ganhadora discursando – gerando 7.327 comentários. Ou seja, dos quatro minutos – que corresponderam desde o veredito de Bial até a saída de Nanda da casa – renderam a Rede Globo 26.464 de menções nas redes sociais.

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Daiana Sigilianoé pós-graduanda em Jornalismo